Chamada The UK Academies 2019 recebe propostas até o dia 6 de abril

As Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) brasileiras, articuladas por seu Conselho Nacional (Confap) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estão lançando uma chamada de propostas oferecendo apoio a pesquisadores, das universidades e instituições de pesquisas sediadas no Reino Unido, que desejam trabalhar em instituições de pesquisa no Brasil, em colaboração com colegas locais.

Estas atividades estão sob o patrocínio do Fundo Newton, uma iniciativa que visa desenvolver o crescimento sustentável em longo prazo e o bem-estar social dos países parceiros por meio do financiamento da produção em pesquisas e inovação e faz parte do compromisso oficial de Assistência ao Desenvolvimento do Reino Unido.

Estes financiamentos oferecem uma oportunidade para o investigador do Reino Unido desenvolver os pontos fortes e as capacidades dos seus grupos de investigação por meio da formação, colaboração e visitas recíprocas com parceiros em alguns dos melhores grupos de pesquisa do Brasil.

Modalidades

Bolsas, Mobilidade de pesquisa e Prêmios de Jovens Investigadores para pesquisadores do Reino Unido no Brasil.

Chamada completa: https://confap.org.br/pt/editais/36/confap-cnpq-the-uk-academies-2019

DIRETRIZES ESPECÍFICAS DA FAPEAM RECURSOS FINANCEIROS E BENEFÍCIOS

Será alocado, para o cumprimento desta chamada, o valor de até R$ 538.400,00 (quinhentos e trinta e oito mil e quatrocentos reais), oriundos do orçamento da FAPEAM, para despesas de CUSTEIO e BOLSAS.

1.1 Bolsas de Estudo (Fellowships)

Foco: modalidade visando o desenvolvimento de um projeto de pesquisa Período de duração do projeto: 6 a 18 meses

O apoio à bolsa de estudos será oferecido em duas categorias, por um período de 6 a 18 meses:

a) Para Jovens Pesquisadores:

Bolsa mensal no valor de R$ 7.000.00 (Resolução 001/2017 – Conselho Superior da FAPEAM)

Passagem aérea internacional na classe econômica (ida e retorno) e seguro viagem,

Bolsa de estudo (Iniciação Científica) para um aluno de graduação;

Auxílio pesquisa (Grant) de R$ 25.000,00 a cada seis meses.

b) Para Pesquisadores Sêniores:

Bolsa mensal no valor de R$ 10.000,00 (Resolução 001/2017 – Conselho Superior da FAPEAM)

Bolsa de estudo (Iniciação Científica) para um aluno de graduação;

Auxílio pesquisa (Grant) de R$ 25.000,00 a cada seis meses.

ELEGIBILIDADE

2.1 POR PARTE DA INSTITUIÇÃO

A Instituição de vínculo Pesquisador Brasileiro (Universidade ou Instituto de Pesquisa no Brasil onde o Pesquisador Britâncio será recebido) deve:

a) Ser Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICT, localizada no Estado do Amazonas.

b) Se comprometer a propiciar condições adequadas de espaço, infraestrutura, pessoal de apoio técnico e administrativo, bem como tempo para a equipe dedicar-se ao projeto proposto.

2.2 POR PARTE DO PESQUISADOR ANFITRIÃO (colaborador no Brasil como seu “co-applicant”).

a) Ter título de doutor;

b) Ter vínculo permanente com a instituição de pesquisa e/ou ensino superior ou centro de pesquisa, públicos ou privados, sem fins lucrativos, com sede ou unidade permanente no estado do Amazonas;

c) Ter cadastro atualizado no SIGFAPEAM;

d) Ter currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq;

e) Ter experiência compatível e comprovada com o tema da proposta apresentada (coordenação de projetos, integrante de equipe, publicação na área, entre outras experiências que serão avaliadas);

f) Demonstrar qualidade e regularidade em sua produção científica e/ou tecnológica nos últimos três anos;

e) Ter anuência do dirigente máximo da instituição de vínculo do proponente ou seu representante legal junto à FAPEAM;

f) Responsabilizar-se pelas autorizações de caráter ético ou legal para execução da proposta, quando aplicável;

g) Apresentar e ser responsável por apenas uma proposta. No caso de submissão de mais de uma proposta pelo mesmo coordenador, apenas a última proposta submetida será considerada para avaliação;

h) Estar adimplente técnica e financeiramente com a FAPEAM, no momento da submissão da proposta;

i) Assumir o compromisso de manter, durante a execução do projeto, todas as condições de qualificação, habilitação e idoneidade necessárias ao perfeito cumprimento do seu objeto, preservando atualizados os seus dados cadastrais juntos aos registros.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Todas as candidaturas serão analisadas por meio de um processo peer review nos

seguintes critérios:

a) A qualidade do projeto de pesquisa proposto;

b) O histórico do candidato e da instituição anfitriã do exterior na área da pesquisa

proposta;

c) Os benefícios esperados para o desenvolvimento da carreira do candidato;

d) O histórico e adequação do co-candidato baseado no Brasil e da instituição anfitriã

brasileira na área da pesquisa proposta;

e) Os benefícios adicionais para o co-candidato baseado no Brasil e a instituição

anfitriã;

f) Evidências que o apoio levará a uma cooperação de longo prazo além do prazo do

apoio.

SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS

As propostas deverão ser enviadas entre os dias 20 de janeiro e 6 de abril de 2020 por meio do endereço https://sigconfap.ledes.net em inglês e no SIGFAPEAM em português de acordo com o formulário disponível no SIGFAPEAM.

Dúvidas entrar em contato por e-mail: internacionalizacao@fapeam.am.gov.br

• banner-lateral-parev ok

• 2020-02-03