Fapeam discute projetos de pesquisa com a Fiocruz


Com  intuito de estreitar parcerias e discutir assuntos relacionados a convênios e programas de Pós-graduação, a diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu nesta terça-feira (18/6) a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (VPEIC/Fiocruz), Cristiani Vieira Machado.

O encontro foi realizado na sede da Fundação, no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus. Participaram da reunião, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales; diretora administrativo-financeira, Márcia Irene Andrade. Representando o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), o diretor Sérgio Luz Bessa e a vice-diretora de ensino Cláudia Maria Ríos Velásquez.

18.06.2019 - REUNIÃO FAPEAM E FIOCRUZ - FOTOS ÉRICO X._-14

Diretoria da Fapeam e Fiocruz durante reunião na sede da Fapeam. Foto: Érico Xavier

 

Durante a reunião, foram discutidos assuntos relacionados à pesquisa, ciência e tecnologia no Brasil e também a questões direcionadas para Amazônia, especificamente para o Amazonas. Na oportunidade,  foram apresentados alguns programas desenvolvidos pela Fapeam em especial os sete editais lançados, recentemente, pela Fundação para apoiar à formação de recursos humanos, pesquisa, inovação, difusão e popularização da ciência, um investimento da ordem de R$20 milhões, oriundos do tesouro estadual.

“Há um conjunto de ações que estão em curso pela Fapeam. O Governo do Amazonas acredita na força da ciência e na sua importância no desenvolvimento socioeconômico da região”, disse Márcia Perales.

 

18.06.2019 - REUNIÃO FAPEAM E FIOCRUZ - FOTOS ÉRICO X._-13

Diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales. Foto: Érico Xavier

 

Cristiani Machado destacou o trabalho desenvolvido pela Fiocruz Amazônia como uma unidade importante na Região Norte, que desenvolve pesquisas de alta relevância para saúde pública. “Nossa conversa é mais no sentido de estreitar parcerias entre a Fapeam e a Fiocruz Amazônia, para apoio aos estudantes, pesquisadores, definição de prioridades de pesquisa, que possam contribuir para o desenvolvimento da Amazônia e para expansão da educação e das pesquisas, que sejam relevantes para solução dos problemas da região”, contou.

 

18.06.2019 - REUNIÃO FAPEAM E FIOCRUZ - FOTOS ÉRICO X._-5

Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado. Foto: Érico Xavier

 

O diretor da Fiocruz Amazônia, Sérgio Luz Bessa, parabenizou a Fapeam pelos editais lançados neste ano. “A Fapeam atua de maneira decisiva na parceria tanto das pesquisas, quanto na parte de ensino, também”, comentou.

 

Por Esterffany Martins

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • banner-lateral-PAPAC

  • banner-editais

  • programas-fapeam