Fapeam promove evento on-line de premiação de projetos contratadas no âmbito no Programa Centelha


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) promoveu nesta segunda-feira (30/11) evento on-line de premiação dos projetos contratados no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha), Edital Nº 011/2019, desenvolvido em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A solenidade foi transmitida no canal do Youtube da Fapeam.

O evento de premiação foi realizado com os 12 primeiros projetos aptos para a contratação. Lançado em 2019, o Programa Centelha no Amazonas recebeu 964 propostas da capital e do interior. Ao final, 28 projetos de empreendimento foram selecionados, outros 22 foram aprovados como suplentes para serem contemplados em caso de desistência ou inabilitação entre os primeiros aprovados.

Assista a Live

O processo do Programa durou quase 1 ano e envolveu a seleção, orientação e capacitação dos candidatos.

“Todos que submeteram propostas estão de parabéns pela coragem e ousadia de inscreverem seus projetos. Aos aprovados desejamos que tenham êxito nesta nova fase que se inicia, assim como tiveram durante a avaliação, e que ao final do projeto sejam vitoriosos em relação aos novos empreendimentos desenvolvidos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado”, disse a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.

O superintendente da área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Finep, Marcelo Nicolas Camargo, acrescentou que o Programa Centelha permite, a partir do surgimento de uma ideia, concretizar um sonho que é a formação de uma empresa, ao final de um processo de três fases do Programa, em que as ideias são avaliadas e aprimoradas.

“O recurso de subvenção econômica está sendo concedido às empresas e, é muito importante que esse capital seja bem utilizado com destinação efetiva para o desenvolvimento de inovação, que permita até combater as desigualdades sociais e consiga lançar produtos e serviços inovadores para o mercado”, comentou.

Para o diretor executivo do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação Certi, Leandro Carioni, desde o início, o Programa Centelha, foi estruturado para o desenvolvimento regional e está extremamente conectado a um ecossistema de inovação da região, principalmente às incubadoras, às universidades e aqueles atores chaves, o de formação de startups.

“Parabenizo a Fapeam e o governo do Amazonas pela organização do Centelha no Estado. Com isso, conseguimos alcançar um feito muito significativo, a 4ª posição no Brasil em número de propostas submetidas (964). Eu entendo que o Amazonas é o grande representante do norte do país singularizando muito bem o Estado tanto em disciplina de organização quanto em resultados nesse Programa”, ressaltou.

Premiados Centelha Amazonas

O Programa Centelha conta com investimento de R$ 1.820.000,00 oriundos da parceria firmada entre a Fapeam e a Finep, para apoiar a geração de empresas de base tecnológicas que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Amazonas.

A criação de uma linha de produtos educativos com realidade aumentada para auxílio da alfabetização de crianças é a base do projeto de Marcicley Rego. Intitulado “ Cards Mágicos ABCD+”, o projeto foi um dos contratados durante o evento. “Quero destacar que as capacitações e feedback dos avaliadores foram fundamentais para estruturação do projeto. “Agora por meio dos recursos financeiros do Programa Centelha posso finalizar este produto e dar continuidade ao negócio”, contou.

Outro projeto contratado é o da coordenadora Elen Carvalho intitulado “Norte Genômica”. Trata-se de um startup de biotecnologia, cujo objetivo é o desenvolvimento de um kit de diagnóstico rápido para identificação de bactérias causadoras de infecção hospitalar, ocasionando infecção generalizada. “Agradecemos o apoio da Fapeam e Finep para a consolidação da startup. Acreditamos que a aproximação da pesquisa científica e o setor empresarial contribuirá para o desenvolvimento regional”, disse.

Programa Centelha

Realizado em 21 estados, no Amazonas a iniciativa é executada pela Fapeam, sendo promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Finep, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.

Por: Esterffany Martins e Helen de Melo

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • 2021-02-23

  • simulação-site---proposta-2-2

  • banner-linhas-de-ação-portal

  • BANNER-AGÊNCIA-AMAZONAS

  • selo-1

  • falabr-logo-azul-1