Fapeam realiza programação com foco na prevenção ao suicídio


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), através do setor de Promoção à Saúde e Qualidade no Trabalho, realizou para servidores, comissionados e bolsistas ações de prevenção ao suicídio. As atividades foram promovidas em prol da valorização da vida, tendo como referência o movimento Setembro Amarelo.

A programação foi realizada durante os dias, 25, 26 e 27, e incluiu roda de conversa, orientações, sessão de cinema e oficina para o público adolescente. A proposta foi estabelecer um espaço seguro, dentro do ambiente de trabalho, para que todos pudessem se expressar livremente, partilhar, acolher, oferecer acolhimento e contar com uma rede de apoio à prevenção ao suicídio.

25.09.2019 - EVENTO PSICOSSOCIAL NA FAPEAM - FOTOS ÉRICO X._-6

A psicóloga da Fundação, Polyana Pinheiro, explica que a Fapeam enxerga o colaborador em sua integralidade, por isso, viu a necessidade de fazer essas pausas para discutir sobre saúde mental, pensar na própria vida e reconhecer potencialidades que podem ajudar a lidar com o sofrimento.

Programação

A primeira ação foi uma roda de conversa com os colaboradores para debater o tema sobre a prevenção do suicídio. No segundo dia foi exibido o filme, O Lado Bom da Vida, e o terceiro dia concluído com uma atividade direcionada aos filhos dos colaboradores, levando informação qualificada de forma lúdica, participativa e colaborativa para que os familiares também conheçam as redes de apoio.

Polyana Pinheiro ressalta que a ideia foi mostrar, aos filhos dos colaboradores, que dentro da Fapeam existe uma rede de apoio que cuida dos familiares deles, mas que do lado de fora também existem grupos de apoio que eles podem contar, sentirem-se seguros para falar sobre suas vivências e estabelecerem relações de confiança.

Para Rossiney Silva, convidado palestrante, do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), Dr. Moura Tapajós destacou a importância de  falar sobre temas sociais nas instituições públicas.

“Trazer esse assunto para dentro do ambiente de trabalho faz com que as pessoas possam ser mais conscientes de perceber os sinais, os sintomas, que tenham a informação e principalmente para que possam ajudar quem está ao seu lado, que possam indicar algum caminho, muitas das vezes a gente até não sabe o que fazer, por que não temos a informação. Onde procurar ajuda? O que fazer em um momento que a pessoa está em crise? Onde é que encontramos serviços que possam receber essa demanda? Então trazer esse tema para a discursão dentro do ambiente de trabalho, faz com que a gente divulgue a informação, falar de maneira responsável sobre o tema e indicar caminhos possíveis”, relata.

Colaboradores

Janaína de Oliveira, colaboradora da Fapeam, relata que o tema é de extrema importância já que o suicídio deve ser tratado como questão de saúde pública, uma vez que os registros de tentativas e consumação do ato aumentam no mundo todo.

Segundo outro colaborador, Vitor Rocha, é muito importante a conscientização sobre as questões que envolvem o tema, porque é um assunto que atinge todas as classes sociais, e as pessoas tendo conhecimento sobre o suicídio podem contribuir com redes de apoio para outras pessoas que precisam de ajuda.

25.09.2019 - EVENTO PSICOSSOCIAL NA FAPEAM - FOTOS ÉRICO X._-11

Setembro Amarelo

É uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, onde o objetivo é alertar e informar a população sobre os fatores de risco para comportamentos suicidas, para que possam orientar as pessoas a buscarem tratamento adequado.

Em Manaus, a rede de atenção de em saúde mental que engloba o Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), as Policlínicas e o Centro de Valorização da Vida (CVV) que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Informações sobre o atendimento pelo número: 188.

Por Helen de Melo

Fotos: Érico Xavier

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • 2019-11-08

  • Untitled-3

  • E-Ouv-300x212

  • NOVO-CRONOGRAMA