Governo lança programa Mulher e Ciência

A Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM), o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Ministério da Educação (MEC) lançam nesta sexta-feira, 16, o programa Mulher & Ciência.

Concebido como parte das comemorações dos 20 anos do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), o programa Mulher e Ciência foi criado para incentivar a produção científica sobre as relações de gênero e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

A iniciativa vai realizar três ações: um Edital de Pesquisa, um Concurso Nacional de Redações e Trabalhos Científicos Monográficos e um Encontro Nacional de Núcleos e Grupos de Pesquisa sobre questões de gênero.

Edital

A primeira ação do programa Mulher & Ciência consiste no apoio financeiro para pesquisas e estudos sobre relações de gênero, com o edital lançado em agosto pelo CNPq, agência vinculada ao MCT, no valor de R$1,2 milhão. Os recursos serão distribuídos a duas categorias: projetos de pesquisa cujos coordenadores sejam doutores há menos de 7 anos, vão receber R$16 mil, enquanto aqueles cujos coordenadores sejam doutores há mais de 7 anos, ganharão R$ 50 mil.

O prazo final para submissão de propostas é o dia 17 de novembro e a íntegra do edital está disponível na página do CNPq na internet: http://www.cnpq.br/servicos/editais/ct/2005/edital_0452005.htm.

1º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero: sensibilizar a juventude

O prêmio é um concurso nacional de redações e trabalhos científicos monográficos e tem o objetivo de sensibilizar estudantes e pesquisadores para a reflexão acerca das relações de gênero na sociedade. Coordenado pelo CNPq, o Prêmio é dividido em três categorias: estudantes do ensino médio, do ensino superior e de pós-graduação. Mais informações, regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site oficial do prêmio: http://igualdadedegenero.cnpq.br.

1º Encontro Nacional vai promover integração solidária das redes de pesquisa

A terceira iniciativa que integra o programa Mulher & Ciência é a realização de um Encontro Nacional de Núcleos e Grupos de Pesquisa cujo foco seja as relações de gênero. O encontro, inédito no País, está previsto para o período entre 29 a 31 de março de 2006. As meta são: mapear e analisar o campo de pesquisas sobre gênero e ciências, no Brasil; estimular a produção de estudos relacionados à questão de gênero; propor medidas e ações que contribuam para a promoção das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas. Mais informações no site da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres: www.presidencia.gov.br/spmulheres.

• 2021-02-23

• simulação-site---proposta-2-2