Livro ‘Lições sobre o cotidiano’ apresenta reflexões sobre dia a dia da sociedade

Obra conta com recursos do Governo do Estado via FAPEAM por meio do edital Biblos

O livro ‘Lições sobre o cotidiano’ pretende apresentar e refletir sobre as diversas vertentes do pensamento de autores que se dedicaram à compreensão do cotidiano como espaço de socialidade, desde a antiguidade até os nossos dias. A obra conta com apoio do Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa de Apoio a Publicações Científicas Biblos.

Segundo o autor do livro, o professor e doutor Walmir de Albuquerque Barbosa, a obra propõe uma discussão acadêmica que privilegia a interdisciplinaridade. A literatura também pode contribuir para entendimento dos fenômenos e acontecimentos da contemporaneidade.

O texto é autoral e é está dividido em nove lições. Cada lição é considerada um capítulo. “Achamos por bem considerar as contribuições críticas do professor doutor Odeney Ribeiro, no Posfácio, como a décima lição. O Prefácio é da professora doutora Marilene Correa da Silva Freitas”, ressaltou o professor.

Para Walmir, a importância do livro está na relevância dada aos aspectos das relações sociais que, segundo ele, são pouco explorados pelas macro-teorias sociológicas, pela antropologia e pela psicologia social, mas que estão a exigir profunda reflexão e análise na sociedade complexa.

“Como nos ensina Agnes Heler, uma das autoras cuja reflexão é abordada no livro, é no espaço do cotidiano que vivemos por inteiro. Daí a importância de compreendê-lo. Podemos ver a sociedade através das classes sociais, das relações históricas, raciais ou econômicas, mas tudo isso cabe, ou não deixa de relacionar-se com o cotidiano dos sujeitos nas suas práticas sociais do dia a dia”, disse o professor.

O professor menciona a contribuição da Fapeam, via edital Biblos, como oportuna e relevante. Ele reforça que a Fundação proporcionou a concepção da obra e valorizou a produção acadêmica da região.

“Além de financiar a edição da obra dentro do projeto Biblos, a Fapeam foi importante para valorizar a produção acadêmica dentro dos programas de pós-graduação, pontuando o curso na Avaliação da Capes. Também foi importante por estimular a reflexão teórica de um professor que investiga com propósito de construir referenciais teóricos para a produção de outros trabalhos acadêmicos”, contou Walmir.

O livro “Lições sobre o cotidiano” pode ser encontrado em todas as bibliotecas setoriais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

ppgsca

Repórter- Francisco Santos (Agência Fapeam)

Fotos- Divulgação