Resultado da Chamada Transnacional Conjunta BiodivRestore 2020-2021


2021-11-19

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulga o resultado anunciado pela Rede BiodivERsA, no dia 9 de novembro, com as propostas recomendadas para financiamento no âmbito da Chamada Transnacional Conjunta BiodivRestore 2020-2021.  Na análise de mérito foi aprovada do Amazonas a proposta do pesquisador Marcelo Rodrigues dos Anjos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no  município de Humaitá, com o projeto “Áreas prioritárias para a conservação e restauração das interações entre peixes frutívoros da floresta amazônica e pescarias associadas”.

A próxima etapa que inicia dia 22 de novembro e segue até 10 de dezembro, o pesquisador deve submeter o projeto aprovado na plataforma SigFapeam, conforme a Resolução nº 016-2020-CD/Fapeam, com as Diretrizes Específicas para a Chamada Transnacional Conjunta BiodivRestore 2020-2021.

Lançada no ano passado, a Chamada apoia projetos de pesquisa e inovação em “Conservação e Restauração de Ecossistemas Degradados e sua Biodiversidade, incluindo o foco em Sistemas Aquáticos”, por meio de uma parceria entre a rede BiodivERsA e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e outras 30 organizações financiadoras de 26 países. Apesar de ter o foco em sistemas aquáticos de água doce, esta Chamada abrange todos os ambientes (sejam terrestres, de água doce ou marinhos).

Na Chamada são abordados os seguintes temas: estudo dos processos biológicos e biofísicos em jogo para conservação / restauração e suas interações; avaliação das prioridades e sinergias entre os públicos-alvo, benefícios e políticas para conservação e restauração; e conhecimento para melhorar a eficácia e intensificação das ações de conservação e restauração.

ACRÔNIMO DO PROJETO
FORESTFISHER
Título do Projeto em Inglês
Priority areas for conservation and restoration of Amazonian forest- frugivorous fish interactions and associated fisheries.
Título do Projeto em Português
Áreas prioritárias para a conservação e restauração das interações entre peixes frutívoros da floresta amazônica e pescarias associadas.
Coordenador Internacional
Pablo Tedesco
Instituição do Coordenador Internacional
Institut de Recherche pour le Développement
(Toulouse/França)
Coordenador Local Amazonense
Marcelo Rodrigues dos Anjos
Instituição do Coordenador Local Amazonense
UFAM
(Humaitá/Amazonas/Brasil)

 

Chamada BiodivRestore 2020-2021

Para esclarecimentos e outras informações sobre a Chamada BiodivRestore 2020-2021 entre em contato com a Cooperação Internacional do Departamento de Análise de Projetos (Coopint/Deap) por meio do  endereço internacionalizacao@fapeam.am.gov.br ou nos telefones: (92) 3878-4012 / 3878-4019 / (92) 98413-9875.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • 2021-02-23

  • simulação-site---proposta-2-2

  • banner-linhas-de-ação-portal

  • BANNER-AGÊNCIA-AMAZONAS

  • falabr-logo-azul (1)