Fapeam divulga resultado final do Programa Centelha Amazonas

Após quase 1 ano de um processo que envolveu a seleção, orientação e capacitação, o Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), divulgou nesta sexta-feira (17/7) o resultado final do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha-AM), edital N°011/2019. O anúncio com os 28 projetos de inovação aprovados foi feito durante live transmitida no canal do youtube da Fapeam.

Além dos 28 projetos de empreendimento selecionados, outros 22 foram aprovados como suplentes para serem contemplados em caso de desistência ou inabilitação entre os primeiros aprovados ou havendo deferimento de interposição de recursos administrativos.

No Amazonas, o Programa Centelha conta com investimento de R$ 1.820.000,00 (um milhão oitocentos e vinte mil reais), oriundos da parceria firmada entre a Fapeam e a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), para apoiar a geração de empresas de base tecnológicas que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Amazonas.

Assista a live Resultado Final do Programa Centelha

Durante o anúncio, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, enfatizou que o Centelha é um programa com um grande diferencial porque abrange diversas áreas do conhecimento e oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso no Estado.

“Muitas vezes uma ideia inovadora não é oriunda apenas de instituições de ensino e pesquisa, mas também de outros diferentes ambientes. O Programa Centelha é muito importante para o Estado, uma vez que ele busca incentivar a proposição de novas ideias para transformá-las na geração de empreendimentos novos e exitosos no Amazonas.”, acrescentou.

Márcia Perales destacou ainda a importância dos parceiros para a propagação do Programa Centelha Amazonas. A Fapeam firmou parceria com 29 instituições que apoiaram a realização de 60 ações de divulgação na capital e no interior.

Durante a live, a diretora técnico-científca da Fapeam, Márcia Irene Andrade, relembrou o percurso do Programa Centelha dividido em três fases: 1) Inscrição da Ideia Inovadora; 2) Elaboração do Projeto de Empreendimento e 3) Projeto de Fomento.

“Todas as etapas foram importantes e permitiram o amadurecimento da ideia e também fizeram com o que empreendedor pudesse fazer o planejamento do seu projeto, verificando questões relacionadas ao mercado, público-alvo e a viabilidade do produto, por exemplo”, disse.

Os projetos aprovados são voltados para as seguintes temáticas: realidade aumentada e virtual; tecnologia social; nanotecnologia; design; inteligência artificial e machine learning; manufatura avançada e robótica; biotecnologia e genética; big data; geoengenharias, dentre outras.

Infográfico-Centelha_Prancheta-1

Processo de Seleção

Lançado em agosto de 2019, o Programa Centelha recebeu a inscrição de 964 ideias inovadoras, de 35 municípios do Amazonas. Foram 2.452  participantes nas equipes. Vinte e nove (29) instituições  do Amazonas aceitaram o desafio junto à Fapeam de divulgar e orientar seus públicos em participar do Programa no Amazonas. Todas as ideias inscritas passaram por etapas importantes que contribuem para a formação do empreendedor e aprimoramento de sua ideia.

Para selecionar os projetos, os consultores consideraram as propostas que apresentaram as melhores ideias de empreendimentos sejam de produtos, bens ou serviços.

Etapas

O processo de seleção de propostas foi executado em 3 Fases distintas e eliminatórias. Na Fase 1, os proponentes submeteram os projetos; na Fase 2 os participantes apresentaram o projeto de empreendimento com maior detalhamento com foco na viabilidade e no desenvolvimento do negócio; na Fase 3, os aprovados desenvolveram o projeto de fomento especificando de que forma os recursos financeiros serão aplicados para desenvolver o projeto.

Durante as três fases o Programa Centelha ofertou um conjunto de benefícios aos empreendedores participantes como, por exemplo, capacitações gratuitas e online sobre gestão, vendas, marketing, desenvolvimento de produtos entre outros temas para a formação empreendedora.

Um exemplo de um desses benefícios foi a Oficina de Capacitação, oferecida pela Fapeam, que teve como objetivo auxiliar os empreendedores a qualificar a estrutura dos projetos de empreendimentos submetidos na Fase 2 do Centelha.

Programa Centelha

Realizado em 21 estados, no Amazonas a iniciativa é executada pela Fapeam, sendo promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.

Acesse aqui o Resultado Final do Programa Centelha Amazonas

Por: Esterffany Martins e Helen de Melo

 

  • Banner Linha de Ação

  • banner-lateral---Ações-da-Fapeam-Covid-19

  • falabr-logo-azul (1)