‘Sarau Ciência, Arte e Emergência Climática’ tem apoio da Fapeam


Os impactos das mudanças climáticas e as atitudes necessárias para evitá-los serão temas do “Sarau Ciência, Arte e Emergência Climática na Amazônia”, que ocorre nesta quinta-feira (11), às 18h, com transmissão ao vivo direto da Casa da Ciência pelo canal do YouTube do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa). A ação conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, por meio do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I).

A emergência climática tem como foco as atividades humanas que causam o aquecimento global e, consequentemente, as mudanças climáticas, o que demanda a adoção de medidas para a redução das emissões de carbono na atmosfera. Essa temática terá destaque no Sarau Ciência, Arte e Emergência Climática na Amazônia, que reunirá ativistas, pesquisadores, artistas e representante de comunidades extrativistas para o diálogo sobre as diferentes dimensões envolvidas e as ações necessárias para a mitigação dos impactos ambientais oriundos da atividade humana no planeta.

A coordenadora do evento e da Coordenação de Tecnologia Social do Inpa, Denise Gutierrez, ressalta a relação do Sarau com a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), que acontece até 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia. Para Denise, será uma oportunidade para mostrar os resultados de estudos e a importância do aprofundamento do conhecimento sobre a região amazônica quanto à dinâmica da água, do regime de chuvas, e do papel da floresta em pé, como sumidouro e estoque de carbono.

“Sabemos que no Brasil não temos a emissão de CO2 apenas em função do modelo industrial, mas principalmente devido ao uso da terra, da monocultura extensiva, e do agronegócio voltado para exportação como um dos fatores importantes para a contribuição do país para as mudanças climáticas. É importante discutir sobre a temática e dizer ao cidadão como contribuir para que possamos enquanto sociedade construir respostas efetivas”, comenta.

Nesta edição, os convidados serão: Sabrina Garcia, pesquisadora pós-doutorado do Inpa; Dione Torquato, Secretário Geral do Conselho Nacional das Populações Extrativistas; Natália Wagner, representante da Fundação Amazônia Sustentável; Tatiana Sobreira, jornalista e artista plástica; e a banda musical Batuc Banzeiro, formada por Nando Montenegro, Bruno Mattos e Amada Procópio.

Durante a atividade, serão compartilhadas experiências relacionadas à emergência climática, a exemplo dos estudos realizados por Sabrina Garcia sobre respostas ecofisiológicas de espécies arbóreas em relação às mudanças no ambiente de luz, temperatura e CO2. O público também poderá acompanhar algumas canções da banda Batuc Banzeiro intercalando os ciclos de debates, e o processo criativo de Tatiana Sobreira, que criará uma obra artística ao vivo, a partir das trocas de conhecimentos.

Garcia falará sobre a importância dos estudos desenvolvidos no âmbito do projeto AmazonFACE que visam entender como as mudanças ambientais e climáticas iminentes irão impactar a Floresta Amazônica, o seu funcionamento e os seus serviços ambientais que ela presta para as comunidades locais e para o mundo inteiro. Os resultados dessas pesquisas ajudam a fornecer dados para diminuir os impactos das mudanças ambientais e climáticas, contribuindo para políticas de preservação ambiental ou preparando a sociedade para cenários futuros.

“Os resultados que nós observamos nos mostram que, de fato, essas mudanças (climáticas e ambientais) interferem no comportamento das plantas e no modo que elas interagem com o meio. No entanto, ainda existem muitas lacunas a respeito da direção e magnitude dessas respostas, principalmente em uma floresta tão diversa quanto a Amazônia onde as espécies podem responder de forma diferente a essas mudanças”, contou Garcia.

Apoio

O Sarau Ciência e Arte recebe auxílio financeiro do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), da Fapeam. A primeira edição do evento ocorreu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o debate entre artistas e cientistas sobre “Soberania Alimentar”. O Sarau ainda terá mais uma edição sobre as relações entre ciência e sociedade, no dia 19 de novembro, às 18h, com transmissão pelo canal do Inpa no YouTube.

Para acompanhar as novidades, acesse as redes sociais do projeto @sarauarteciencia e do Inpa @inpa_mcti.

 

Por: assessoria de Comunicação do Inpa

Banner: Sarau Ciência e Arte

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • 2021-02-23

  • simulação-site---proposta-2-2

  • banner-linhas-de-ação-portal

  • BANNER-AGÊNCIA-AMAZONAS

  • falabr-logo-azul (1)