Mostra Pública do PCE inicia atividades em Manaus
Com a abertura oficial marcada para as 15h desta quarta-feira (10) tiveram início na manhã de hoje a apresentação final dos resultados dos 151 projetos desenvolvidos pelo Programa Ciência na Escola (PCE) em Manaus, comunidades rurais e municípios como Presidente Figueiredo, Novo Airão e Rio Preto da Eva.
Num formato diferente, a Mostra Pública do PCE está programada para acontecer durante dois dias na Arena Amadeu Teixeira, localizada na Avenida Constantino Nery, bairro Flores, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Ao todo, 38 estandes foram montados para abrigar os trabalhos desenvolvidos por professores e alunos nas diversas áreas do conhecimento.
Ciência na sala de aula
Um dos projetos que foram destaque pelo período da manhã foi o trabalho desenvolvido pela professora Berenice da Silva dos Santos e mais cinco alunos da Escola Municipal Vicente de Paula. Com o tema “Clube de Ciências: Vicente de Paula”, o trabalho mostrou que é possível tornar as aulas de ciências nas escolas municipais mais atrativas, despertando o interesse pelo tema.
A partir dos kits Binque Mobil adquiridos pela escola, foi possível montar um Clube de Ciências envolvendo mais 20 alunos selecionados. “Como resultado dessa experiência, o projeto elaborou um manual com 16 experimentos executados pelos participantes que poderão ser reproduzidos por outros professores e alunos da escola”, disse a professora.
Para a aluna Lucilene Gomes, 17, que cursa atualmente o primeiro ano do ensino médio, a experiência no PCE abriu oportunidades para ela pensar na carreira. “Fiz experimentos para identificar o teor de proteínas nos alimentos utilizando microscópio, tubos de ensaio e outros utensílios e equipamentos disponíveis na escola. Por conta dessa experiência, penso em cursar enfermagem e atuar na área de saúde”, revelou.
Corrida do saber
Nos intervalos das apresentações, os alunos puderam aprender um pouco mais sobre ciência, participando do jogo Corrida do Saber, uma brincadeira em que os participantes respondem perguntas sobre grandes pesquisadores do passado e do presente, criado para testar e ampliar os conhecimentos sobre o universo da ciência.
Para o estudante Alisson da Silva, que participou da Mostra, do jogo e ganhou um brinde, a brincadeira serviu para aprender um pouco mais sobre assuntos que não conhecia. “Tive que responder perguntas sobre química, ciências, biologia, geografia, enfim, assuntos dos quais algumas vezes não aprendemos tudo na escola, foi muito divertido”, disse.
Cada grupo de alunos e professores fica no estante expondo os resultados dos trabalhos durante um período do dia e nesse tempo são avaliados por um comitê que visita e acompanha as apresentações e os resultados obtidos a partir de cada projeto.
Ulysses Varela – Agência Fapeam