Em visita ao Amazonas, educadora norte-americana elogia modelo de gestão educacional desenvolvido na rede pública estadual


Participando de um intercâmbio educacional, a diretora-superintendente norte-americana Debra Jean Melton Livingston, do distrito escolar da região de Fall Mountain, em Manchester (Estados Unidos), conheceu vários projetos educacionais desenvolvidos pela rede pública estadual do Amazonas.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Após visitar escolas estaduais de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), a educadora visitou na quinta-feira (7) a sede administrativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no bairro Japiim e elogiou os programas estratégicos e os serviços educacionais desenvolvidos no Estado. Em reunião presidida pelo secretário executivo adjunto de Gestão da Seduc, José Augusto de Melo Neto, e a secretária adjunta da Capital, Nazaré Vicentim, a diretora norte-americana conheceu as diversas frentes de trabalho da Secretaria, bem como, os programas consolidados e executados em toda a rede pública estadual.

Na oportunidade, a educadora elogiou a iniciativa do Ensino Mediado Por Tecnologia aplicado por meio do Centro de Mídias de Educação, ressaltando que algumas falhas de alcance e logística nos Estados Unidos poderiam ser facilmente adequadas com base no modelo amazonense de transmissão via satélite.

O intercâmbio promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e coordenado pela Seduc, trouxe a gestora ao Estado com o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre os dois países, as instituições e os gestores que foram destaques no Amazonas no Prêmio Gestão Escolar de 2013.

Itacoatiara

O cronograma de visitas contemplou a escola estadual João Bosco Ramos de Lima no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). A unidade ganhou notoriedade internacional sendo destacada Pelo Prêmio Nacional de Gestão, que oportunizou à gestora da escola amazonense, professora Elzineide Farias, a participação no mesmo intercâmbio, conhecendo escolas norte-americanas no ano de 2013.

A programação de recepção de Debra Livingston no município contou com várias atrações musicais e artísticas dos alunos da escola estadual João Bosco. Na ocasião, a educadora conferiu os principais projetos educacionais desenvolvidos na escola, além da participação dos jovens no campo da pesquisa com o Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Dando seguimento ao intercâmbio educacional e troca de experiências, a diretora norte-americana esteve no Centro de Educação de Tempo Integral Sérgio Pessoa Figueiredo, na zona leste de Manaus e, na sexta-feira (8), na escola estadual Thomas Lovejoy, localizada no núcleo de Conservação e Sustentabilidade do Tumbira, na reserva de desenvolvimento sustentável do Rio Negro, em Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus).

Fonte: Agecom

Foto: Luciano Lima

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *