Realidade social de Manaus é abordada em livro
08/10/10 – O diagnóstico social da capital amazonense, abordando as condições de vida e principais problemas sociais, é a tônica da obra "Manaus: realidade e contrastes sociais", de autoria da pesquisadora Norma Maria Bentes de Sousa.
Sousa, que é mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolveu a coleta de dados a pedido da Arquidiocese de Manaus e os dados foram extraídos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de órgãos governamentais (municipal, estadual e federal), não-governamentais (ONGs, associações, pastorais sociais, etc), e dados secundários estatísticos e bibliográficos, permitindo a reconstrução da situação social da cidade.
Nas instituições de ensino, a coleta foi de grande dificuldade, segundo Sousa. “Não foi possível abarcar a totalidade das sugestões, em virtude da inadequação ou mesmo inexistência de dados nas instituições”, destacou.
Na obra, os temas investigados são Educação, Trabalho e Renda, Habitação e Urbanização, dividindo-se por tópicos. Porém, as análises privilegiam alguns grupos sociais que estão expostos à exclusão social, como: por faixa etária (crianças e adolescentes), pelo gênero de pertencimento (mulheres), pela opção sexual (homossexuais), pelo rompimento de vínculos tradicionais (moradores de rua) e os fenômenos do trabalho informal e da violência urbana.
A obra está em processo de atualização, pois a pesquisa abrange o período de 2000 a 2004, buscando dados até 2010, para alguns temas. A publicação do livro está prevista para o primeiro semestre de 2011 e tem como público-alvo agentes de pastoral, professores, pesquisadores, estudantes de ensino médio, de graduação e pós-graduação, gestores públicos, etc. Segundo a pesquisadora, o livro passou a ser interessante para todos que buscam conhecer a cidade de Manaus. “Devido a grande aceitação por parte da comunidade acadêmica, o público-alvo passou a ser todas as pessoas que buscam não somente conhecer a realidade de Manaus, mas transformá-la”, frisou.
Participação da FAPEAM
O livro será publicado e editado com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos). “Esse programa é de extrema importância por oportunizar o financiamento da publicação de pesquisas que revelam a realidade do Estado do Amazonas e permitem a superação dos problemas e atendimento das demandas da sociedade”, destacou.
Anamaria Leventi e Cristiane Barbosa – Agência Fapeam