Ações para realização da Semana Nacional de C&T se intensificam no AM
05/10/2010 – A menos de duas semanas para o início da 7ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), programada para acontecer no período de 18 a 23 de outubro em Manaus, no Clube do Trabalhador (Sesi), intensificam-se as ações para a realização do evento, a cargo da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT).
O evento, promovido simultaneamente em todo território nacional com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), tem o objetivo de estimular a consciência ambiental da sociedade.
Neste ano de 2010 a SNCT adotou o tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, tendo a Sumaúma ou Samaúma (árvore robusta da Amazônia, que significa “mãe das árvores” para os indígenas e é ícone mitológico para os Maias) como símbolo do evento. A árvore faz analogia ao crescimento econômico e à proteção ambiental, temas importantes e em discussão na atualidade.
No Amazonas, a instituição organizadora da semana é a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), como coorganizadora e patrocinadora.
De acordo com os organizadores, a programação contará com atividades como a "Portas Abertas", que são visitas a instituições científicas parceiras do evento, que serão realizadas nos dias 18 e 19 de outubro, e a "Estação Ciência", que é a exposição de estandes de órgãos atuantes na área da Ciência e Tecnologia (C&T), agendada para o período de 20 a 23 de outubro, no Clube do Trabalhador (Sesi). O público contará também com a realização de palestras, concursos, oficinas e debates sobre os assuntos pertinentes à área de C&T.
Haverá ainda um concurso que abordará o tema "Sociobiodiversidade, a chave para o desenvolvimento sustentável na Amazônia", em três modalidades: redação, desenho e poesia. A premiação será realizada no dia 23 de outubro.
Participação da FAPEAM
Além de financiar o evento, a FAPEAM terá uma participação efetiva junto ao público. Para isso, será montado um estande onde serão apresentados vídeos institucionais sobre a atuação da Fundação e acontecerão atividades interativas como: jogos lúdicos temáticos, incluindo um labirinto, demonstrando os efeitos maléficos da intervenção do homem no meio ambiente e suas respectivas consequências.
Segundo o coordenador do Núcleo de Eventos da FAPEAM, Bruno Lopes, outro destaque da FAPEAM será a acessibilidade disponibilizada aos portadores de deficiência por meio da utilização de vídeos, leitura em Braile, entres outros recursos. "Diferente das edições anteriores, o evento funcionará das 10h às 21h, visando atingir um público mais amplo", frisou.
Margarete Rocha e Ulysses Varela – Agência Fapeam