Pesquisa avalia método para reduzir custos e tempo de diagnóstico da hanseníase


28/09/2010 – A hanseníase é uma doença com elevada incidência e prevalência no Estado do Amazonas. Promover um diagnóstico precoce pode garantir o tratamento adequado e, com isso, impedir a transmissão. Com o objetivo de diminuir custos e tempo para a confirmação do diagnóstico da doença, a graduanda do 10º período de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Juliana Souza Mota, desenvolveu a pesquisa “Avaliação de uma técnica de coloração para detectar bacilos álcool-ácido resistentes em cortes histológicos”.

Realizada na Fundação Alfredo da Matta (Fuam), a pesquisa iniciou em agosto de 2009 e finalizou em agosto de 2010. Foram investidos R$4,32 mil em aporte de bolsas de estudo por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Técnica utilizada

De acordo com Mota, foram selecionados, de modo aleatório, 96 casos diagnosticados como hanseníase, no ano de 2008, no Laboratório de Histopatologia da Fundação Alfredo da Matta. “O diagnóstico da hanseníase, habitualmente, se apoia no exame clínico, na baciloscopia (exame de auxílio diagnóstico na hanseníase) e no exame histopatológico (análise microscópica de tecidos removidos dos pacientes quando é feita uma biópsia)”, explicou.

A bolsista afirmou que foram estimadas as taxas de concordância entre uma variante da coloração para bacilos e a técnica de Wade. “Foi calculada uma amostra de estudo com base no número de casos de hanseníase que foram submetidos a biópsia de pele no Laboratório de Histopatologia da Fundação Alfredo da Matta”, disse.

Ela destacou que existe uma margem de erro de 5% e um nível de confiança de 95% dos 96 casos como amostra de estudo.

Segundo Mota, a análise para o diagnóstico poderia ser efetuada em uma só lâmina. “A análise de apenas uma lâmina enseja uma diminuição de custos pela redução dos recursos materiais necessários para atividade e uma diminuição do tempo de análise pelo patologista”, frisou.

Resultados

Mota afirmou que os resultados obtidos demonstraram excelentes taxas de concordância e a possibilidade de substituir a atual metodologia pela análise individual de apenas uma lâmina corada pelo método de Klingmuller ou Wade.

Saiba mais sobre o Paic

O Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic) consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.

 

Vanessa Leocádio – Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *