Uso racional da água pode ajudar a diminuir gastos familiares


05/08/2010 – O uso racional e o aproveitamento da água da chuva podem ajudar a reduzir os gastos orçamentários de famílias carentes em até 60%. O recurso extra poderia ser investido, por exemplo, em atividades culturais, de lazer e de entretenimento. Foi o que explicou  James Alberto dos Santos Ribeiro, professor da escola municipal Antônio Moraes, localizada no bairro Terra Nova, zona norte.

Ribeiro é o responsável pelo projeto “Chuva é dinheiro: impactos financeiros do desperdício da água da chuva na renda das famílias residentes no bairro Terra Nova II”, uma pesquisa audaciosa que pretende instalar uma estação automática de captação de informação climatológica no bairro Terra Nova. A estação irá prever chuvas e descrever a velocidade do vento, por exemplo. O projeto tem a duração de dois anos e as informações obtidas ajudarão na aplicação de práticas de economia doméstica.

vspace=10“A escola desenvolve atividades de iniciação científica há alguns anos. São tratados temas referentes às questões ambientais, que contribuem para sensibilização da comunidade. Demos uma pausa, mas agora estamos retomando as atividades de estímulo à pesquisa”, salientou.

Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), o projeto visa beneficiar 80 famílias carentes.

Início

Antes da elaboração do projeto, Ribeiro explicou que foi feito um levantamento junto à comunidade discente para mobilizá-la em torno da execução de futuras ações. Foram feitos questionamentos sobre o nível pluviométrico na localidade (quantidade de chuvas), vegetação existente antes e depois da invasão, temperatura ambiente da água do igarapé do Passarinho, dentre outros.

Segundo ele, a iniciativa também foi alavancada com a finalização do projeto ”Experiência e Conscientização”, realizado em 2009, o qual tratava das experiências de iniciação científica promovidas na escola. Além disso, outra ação que contribuiu para a iniciativa foi a construção de um reservatório de água com capacidade para 1000 litros na residência do professor.

“Foram gastos R$ 2 mil na obra. A água do reservatório é utilizada no vaso sanitário, lavagem de calçadas, de carro e na irrigação das plantas. A implantação do sistema de captação resultou em uma economia de 60% no orçamento familiar durante o período chuvoso e 40% no período seco. O bom resultado possibilitou a apresentação do projeto à Secretaria Municipal de Educação (Semed), que aprovou a proposta.

PCE

Consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes de ensino fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.

 

  Sebastião Alves de Oliveira – Agência Fapeam

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