FAPEAM lança 16ª edição da revista Amazonas faz Ciência


 

A noite da última quinta-feira (29/04) foi marcante para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Após o anúncio do último ganhador da noite do Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico, o diretor-presidente da Fundação, Odenildo Sena, lançou oficialmente a 16ª edição da revista Amazonas Faz Ciência. Ele ressaltou a importância da concretização do momento e destacou o desafio maior do jornalismo científico que é a publicação da revista.

 

Em seu discurso, Sena destacou a relevância do fazer jornalismo científico e lembrou que, hoje, se as maiores nações do mundo ocupam posição de destaque no cenário internacional foi porque investiram pesado em ciência e tecnologia (C&T). E, o jornalismo científico foi o responsável, junto à sociedade, por demonstrar a importância das pesquisas. No Brasil, o Amazonas seguiu esse exemplo. 

 

/

“A revista Amazonas Faz Ciência vem com a proposta de divulgar a ciência para todas as camadas sociais. Com uma linguagem clara e de fácil entendimento, ela aborda diversos assuntos relacionados à C&T, saúde, sociedade, além de resultados de pesquisas”, informou.

 

Nesta edição, por exemplo, o leitor vai poder conferir como a malária pode interferir no rendimento escolar de alunos de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no município de Castanho Careiro, a 112 km de Manaus, e os resultados são surpreendentes.

 

 

Reportagens sobre células-troncos, doenças transmitidas por carrapatos, o processo de análise de projetos feito pela Câmara de Assessoramento da Fapeam e como as festas populares têm se reinventado pelas novas mídias para conseguir espaço nos meios de comunicação são alguns dos assuntos que podem ser conferidos.

 

Na seção Entrevista, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Aragão, e o diretor de Programas e Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Tecnológico (Capes), Emídio Cantídio, falam sobre a nova realidade vivida no Amazonas com os investimentos feitos em C&T pelos governos Federal e Estadual.

 

“A revista está cada vez mais próxima do público. Ela está deixando o formato institucional, o que torna o conteúdo mais atraente para o leitor”, comentou a estudante  Eliena Monterio, 24.

 

A revista “Amazonas faz Ciência” é distribuída gratuitamente nas instituições de pesquisa, universidades e escola de ensino fundamental e médio do Estado.

 

Kelly Melo e Luís Mansuêto – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *