Curso de Jornalismo Científico impulsiona divulgação da ciência


O auditório da Ulbra Manaus ficou pequeno para o público que compareceu durante os dois dias de realização do curso “Ciência e Mídia – Curso de Capacitação em Jornalismo Científico”. O encontro reuniu aproximadamente 110 pessoas, entre profissionais e estudantes de Comunicação Social interessados em divulgação científica na Amazônia. A tônica das discussões versou sobre temas que abrangeram temas como mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, doenças emergentes, como a gripe H1N1, e a biodiversidade.

 

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/IMG_4060BAIXA.jpg

Com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), o curso foi encerrado na sexta-feira (30/04) e foi realizado pela Fiocruz Amazônia, nos últimos dias 29 e 30 auditório, no Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra). Na ocasião, foram realizadas palestras e mesas-redondas para jornalistas que cobrem a área de ciência e tecnologia (C&T) e universitários de Comunicação Social.

 

De acordo com o coordenador local do curso, Júlio César Schweickart, promover esta capacitação em Manaus foi uma oportunidade para mostrar às outras instituições nacionais que a região Norte se interessa e busca a excelência na divulgação científica.

 

Siga a FAPEAM no Twitter

 

“Agradecemos a todos que acreditaram nesta iniciativa da Fiocruz Amazônia, especialmente a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Em outros eventos era comum compararem o jornalismo científico feito localmente com o restante do país. Isso não foi visto nesses dois dias com os profissionais da Amazônia, o que foi bom”, salientou Schweickart.

Segundo ele, os profissionais estavam interessados no conteúdo das palestras e mesas-redondas e os estudantes em conhecer a vasta produção científica da região.

 

Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável

 
style=width:O encerramento foi marcado pela mesa-redonda “Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável”, que abordou questões jurídicas e socioambientais acerca dos projetos de pesquisa e da divulgação dos resultados desses estudos pela mídia. 

 

O moderador da mesa foi o diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena. Os debatedores foram o pesquisador Efrem Ferreira, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Denise Cunha, representante do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), e Cilene Victor da Silva, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC).

 

Durante a abertura, Sena destacou a importância de se conhecer a região para que se possa discuti-la. “Só podemos debater sobre algo que conhecemos. É isso que essa mesa-redonda propõe: conhecermos a biodiversidade amazônica e como a mídia vem veiculando o conhecimento científico obtido na nossa região”, disse.

 

A capacitação serviu como um termômetro para o curso de pós-graduação lato sensu em comunicação científica,  financiado pela FAPEAM e com realização da Fiocruz, previsto para o segundo semestre de 2010. 

 

style=width:Ouça a reportagem sobre o assunto produzida para o rádio.

 

Fotos: 1 Plateia – 2 Odenildo Sena durante o encerramento do evento (Giovanna Consentini)

 

Camila Carvalho e Luis Mansuêto – Agência Fapeam

 

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *