FAPEAM e FIOCRUZ lançam edital PIBIC 2010-2011


Alunos de graduação de instituições públicas e particulares interessados têm até o dia 10 de maio, para se inscreverem no Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do  Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz) para o período 2010-2011. A iniciativa faz parte de uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), que disponibiliza as bolsas, e a Fiocruz/Amazônia, que dá a oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas.

O objetivo do programa é oferecer aos estudantes, tanto de universidades públicas quanto privadas, o ingresso no universo científico, bem como proporcionar a formação continuada desses colaboradores, direcionando-os aos cursos de mestrado e doutorado.

/O PIBIC possibilita que novos talentos potenciais sejam estimulados, despertando a vocação científica entre os estudantes. O programa vai oferecer ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, a possibilidade de estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa, além de  contribuir para a formação de recursos humanos.

“Esta parceria com a Fapeam é muito importante, liberando os recursos necessários ao seu desenvolvimento, possibilita que os alunos ingressem desde cedo na pesquisa científica. Estamos amadurecendo o capital humano”, destacou a coordenadora do projeto Ormezinda Fernandes.

Retorno

Segundo a coordenadora, hoje já é possível verificar os frutos desse trabalho. “Hoje podemos ver os frutos crescendo. Temos uma ex-aluna, na Fiocruz, que passou no concurso de 2006 para bioquímica. Além dela, outros alunos já ingressaram no mestrado e no doutorado”, completou.

Fernandes também explicou que o projeto é divido em duas grandes áreas, Ciências Biológicas e Ciências Sociais.

Na áreas biológicas, os projetos devem estar voltados para a entomologia, ou seja, para o estudo dos insetos, destacando a biologia molecular, fisiologia e diagnósticos, ou microbiologia. Já nas áreas sociais, os conteúdos podem ser direcionados à antropologia, epidemiologia, saúde indígena e pública, dentre outros. “Todas as propostas estão voltadas para a nossa realidade, na Amazônia”, ressaltou Fernandes.

Critérios

Para participar da seleção, os alunos devem obedecer aos critérios estabelecidos pelas instituições, como não estar cursando o último período da faculdade, ter rendimento escolar igual ou acima de 7,0, não acumular bolsa, nem ter vínculo empregatício de qualquer natureza. O edital completo você confere aqui.

 

Kelly Melo e Ulysses Varela – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *