Enquete aborda a força das pesquisas em rede


Atualmente as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) brasileiras vêm investindo em pesquisas em rede, ou seja, instituições que se unem em buscas de soluções para problemas comuns e estudos relevantes, cujos resultados podem interessar a várias regiões do país.

Dentre estas iniciativas está a Rede Malária, voltada para implantar e promover uma rede inter-regional e interdisciplinar de pesquisas em malária, formada por pesquisadores de instituições sediadas nos Estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo, por meio de equipes que envolvam a participação de pesquisadores da Amazônia Legal.

Há também a RedeBio, da qual participam Estados que vão pesquisar produtos regionais com potencial para gerar biocosméticos, ou ainda o mais recente Programa Temático de Pesquisa em Diagnóstico da  Tuberculose, que ainda está na fase de delineamento de ações entre as  Fap’s do Amazonas (Fapeam), de Minas Gerais (Fapemig) e do Rio de Janeiro (Faperj), em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para refletir sobre esta forma de atuação na realização de pesquisas o “Você Opina” desta semana pergunta aos seus internautas: “Você acredita que pesquisas realizadas em rede garantem resultados mais abrangentes?” Sim ou Não.

Acesse agora mesmo o site da Fapeam e deixe sua opinião. Participe!

Resultado da enquete anterior

Na última enquete do “Você Opina”, surgida a partir da preocupação com o desperdício do maior bem natural que o planeta possui, a água, perguntamos aos internautas se, campanhas educativas seriam capazes de reduzir o desperdício de água no Brasil.

O resultado mostrou que, a maioria dos participantes (82%) acredita que sim, tais campanhas conseguem conter o desperdício de água no país o que representou 156 pessoas. Por outro lado, 34 pessoa não acreditam na capacidade das campanhas. No total, foram computados 190 votos. 

Você acha que campanhas educativas são capazes de conter desperdício de água no país? Respostas Votos Percentual Sim 156 82% Não 34 18% Totais:   190 votos 100%

 

Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *