Programa de Comunicação Científica desperta interesse de outras FAPs
Conhecer o funcionamento do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência, verificando o dia a dia da equipe e o processo que envolve a implantação e o funcionamento do Programa da Fapeam. Este foi o objetivo da visita da chefe do Departamento de Comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Vanessa Fagundes, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
A representante da Fap de Minas Gerais conheceu as dependências da Fundação do Amazonas e em conversa com o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena, ela externou sua admiração pelo programa desenvolvido pela Fapeam.
“Na área de comunicação, a Fapeam vem se tornando uma referência, já que não existe outra Fap no Brasil com um programa como este tão bem estruturado, com metas e objetivos bem definidos e um planejamento bem feito”, comentou a assessora de comunicação da Fapemig.
Segundo a chefe do Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon) da Fap do Amazonas, Cristiane Barbosa, a visita promoveu uma troca de experiências que não se esgota nos conhecimentos relacionados à comunicação científica.
“A troca de informações e experiências vivenciadas na divulgação científica é bastante positiva, isso indica que os bolsistas do programa estão cada vez mais alinhados com as boas práticas do jornalismo científico, delineando um caminho promissor para o Amazonas nessa área do conhecimento”, enfatizou Barbosa.
Modelo
Após dois dias de visitas técnicas e acompanhamento da rotina do Decon na Fapeam, Fagundes revelou que a Fapemig pretende implantar um programa de Comunicação Científica.
“Os resultados que o programa vem alcançando despertaram um interesse enorme em desenvolver um trabalho semelhante. No entanto, esta visita é o passo inicial, ainda precisamos analisar o que funcionaria em Minas Gerais e adaptar o Programa as realidades regionais”, disse Fagundes.
De acordo com o coordenador do Programa, Ulysses Varela, o interesse de outras Faps em implementar o projeto em suas sedes demonstra um trabalho em conjunto para promover a difusão da ciência.
“A Fapemig sai na frente no momento em que reconhece o trabalho da Fapeam nesse sentido e busca reproduzir algo nos mesmos moldes. A comunicação científica deve ser algo dinâmico, deve produzir peças diversificadas como vídeo, áudio e revista”, disse o coordenador.
Conheça o Programa de Comunicação Científica da FAPEAM
O programa foi implantado em 2006 com objetivo de despertar vocações na área da difusão científica a partir do envolvimento de profissionais e estudantes na geração de produtos de comunicação científica de qualquer natureza (jornais, revistas, rádio, televisão, internet, etc) realizados paralelamente a estudos voltados para a pesquisa teórica com iniciação científica dos acadêmicos.
Atualmente, o programa conta com bolsistas de jornalismo (impresso, rádio e TV), fotografia, publicidade, design, biblioteconomia e letras.
Os bolsistas são responsáveis pela elaboração de matérias para o site da fundação e também para a revista “Amazonas Faz Ciência”, que é editada trimestralmente.
Ulysses Varela e Camila Carvalho – Agência Fapeam