Candidato a diretor do Inpa pode se inscrever até 5 de abril
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) iniciou processo para seleção de candidatos ao cargo de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), realizado por um comitê de especialistas, nomeado pelo ministro, Sérgio Rezende.
O comitê para o Inpa, presidido por Ennio Candotti, do Museu da Amazônia (Musa), tem ainda, como membros, Ima Célia Vieira, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), José Seixas Lourenço, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Marilene Corrêa da Silva Freitas, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), e Tatiana Deanne de Abreu Sá, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Podem se candidatar quaisquer pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados que atendam a uma série de requisitos, entre eles, competência profissional reconhecida; visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica; experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre os funcionários do Inpa, levando-se em consideração a diversidade de áreas de atuação do Instituto; visão de futuro para a instituição e empenho no desenvolvimento integrado científico e tecnológico do País, e motivação para enfrentar novos desafios.
Os documentos para candidatura ao cargo devem ser enviados até 5 de abril próximo, em papel e via eletrônica, para o endereço abaixo, abrangendo carta solicitando inscrição, curriculum vitae, incluindo produção científica, e texto de até cinco páginas, descrevendo a visão de futuro do candidato para o Instituto e a aderência do seu projeto de gestão com o Plano Diretor do Inpa.
O processo seletivo, além da avaliação dos documentos, inclui apresentação pública do plano de gestão do proponente para o Inpa e entrevista privada dos candidatos com o Comitê de Busca, em local, data e hora a serem previamente anunciados pelo Comitê.
Esse sistema de escolha de dirigentes é praticado pelo MCT para os cargos de direção de todas as suas Unidades de Pesquisa, com amplo sucesso. A seleção, que dá origem a uma lista tríplice encaminhada ao ministro do MCT, é sempre realizada por comitês de especialistas, que buscam identificar, nas comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.
Para inscrição:
Prof. Ennio Candotti
Universidade do Estado do Amazonas,
Centro Trópico Úmido, Parque Dez
Av. Djalma Batista, 3578
69050-030 – Manaus (AM)
endereço eletrônico: ecandotti@sbpcnet.org.br
Fonte: Portal do MCT