Capacidade física das crianças é avaliada em projeto


O desenvolvimento físico saudável das crianças sempre despertou o interesse do pesquisador  da área de educação Cleverton José Farias de Souza para estudar o tema. Atualmente no doutorado, ele faz pesquisas sobre a relação do desempenho motor, aptidão e atividade física em crianças de 7 a 10 anos, na Universidade de São Paulo (USP), por meio do Programa RH-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

A pesquisa consiste em identificar as dificuldades no desenvolvimento motor das crianças para gerar, a partir dos resultados obtidos, programas de intervenção que oportunizem meios para os menores lidarem com essas dificuldades. Quanto mais cedo forem identificadas, maiores são as chances de sucesso na intervenção.

/Segundo José, é na infância que se destacam os períodos mais críticos com relação aos aspectos motores, sejam eles biológicos ou culturais. As experiências motoras podem ser consideradas como requisitos básicos para se adquirir um bom nível de coordenação motora que atendam satisfatoriamente as necessidades de cada criança. “Os testes motores são parceiros indispensáveis nesse processo no qual o professor de Educação Física se apresenta como profissional qualificado para esse tipo de abordagem”, afirmou.

O pesquisador explica ainda que as crianças, principalmente os meninos, apresentam melhor desempenho motor que os adultos. “Isso pode estar associado às diversas oportunidades motoras oferecidas na escola, em especial nas aulas de Educação Física, além das atividades gerais que elas se permitem participar, diferentemente do adulto”, comentou.

Abrangência

Participam da pesquisa cerca de 50 pessoas, entre professores e estudantes da USP, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Centro Universitário Nilton Lins e da Escola Superior de Educação Física de Muzambinho/MG. Aproximadamente 500 crianças são avaliadas.

José afirma que o acompanhamento do desempenho motor, durante a infância, pode contribuir de forma decisiva na tentativa de promoção da saúde coletiva. “Acredita-se que a relação positiva entre esses três fatores possam contribuir de forma significativa para que o indivíduo tenha uma vida ativa e saudável quando adulto”, avaliou.

Os resultados finais do projeto serão obtidos no segundo semestre de 2011, quando a pesquisa será encerrada.

(Foto: Crianças na escola – Terezinha Nunes)

Carlos Fábio Guimarães e Kelly Mello – Agência Fapeam

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