Prática do esporte auxilia aprendizado em escolas públicas


Foi-se o tempo que o esporte era considerado apenas uma forma de entretenimento. Hoje, ele é também uma ferramenta capaz de desfazer as barreiras e preconceitos na sociedade. Além disso, favorece as habilidades físicas, mentais e emocionais, alimentando não somente o corpo, mas também a alma.

Durante a Mostra Pública do Programa Ciência na Escola (PCE), ocorrida na semana passada, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), alguns projetos deram enfoque ao esporte como ferramenta substancial para o desenvolvimento dos jovens alunos.

O projeto “Educação pelo esporte para o desenvolvimento humano como uma ferramenta pedagógica do processo de Ensino e Aprendizagem” desenvolve uma pesquisa que trabalha a coordenação motora, a agilidade, a disciplina e a socialização.

A ideia surgiu a partir do momento que o coordenador do projeto, Mário Jorge Mendonça, professor de Educação Física da Escola Estadual Professor Djalma da Cunha Batista, percebeu que havia um alto índice de faltas por parte de alguns alunos.

“Frequentemente esses alunos faltavam às aulas. Foi então que percebi que grande parte deste problema era ocasionada pela questão do peso e da falta de coordenação motora de muitos deles”, afirmou Mendonça.

Com as oficinas desenvolvidas de 11h30 até 13h, os bolsistas Tiago Ferreira, Luciana Heloan e Ingrid Nunes, juntamente com Jéssica Soldera no apoio técnico, realizavam atividades para trabalhar a segurança com a bola e o percurso dos alunos.

Logo após o projeto, eles também fizeram um questionário para conhecer as mudanças em cada aluno após participar do projeto.

“Grande parte dos alunos só vivia em videogames, devido ao incômodo que sentiam nas atividades. Após o projeto, eles notaram que haviam conseguido se relacionar bem mais com os outros colegas e na própria casa com os familiares. Assumiram responsabilidades e melhoraram seus hábitos alimentares”, declarou Ferreira.

Esporte contra as drogas

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/espdrogas.JPGA atividade desportiva também foi tema da pesquisa “O esporte como forma de uma vida saudável longe das drogas”, implementada pelo professor de Educação Física, Jamy de Carvalho Campos, no município de Careiro Castanho.

Por conta do tempo ocioso, muitos jovens acabavam indo pelo caminho das drogas. Para mudar isso, Campos e seus bolsistas prepararam aulas de vôlei, handball, futsal e atletismo.

Os bolsistas Natanael da Silva e Caroline Maciel acreditam que o trabalho resultou numa mudança significativa para o comportamento dos alunos.

“Antes do projeto nós também não éramos alunos tão exemplares, mas a partir do momento em que nos tornamos jovens pesquisadores, tivemos que mudar nossa rotina para ser o exemplo do grupo. Hoje temos alunos que são campeões nacionais. E há os que também mudaram seu comportamento na própria residência, com os pais”, disse a estudante Caroline.

Campos destacou que o apoio da Fapeam foi fundamental para o projeto, por facilitar a compra de materiais responsáveis para a melhoria e o conforto dos alunos. “Agradeço muito à Fundação, porque foi com a ajuda dela que conseguimos resgatar estes jovens”, concluiu.

(Estudantes apresentam resultados do projeto. – Foto: Giovanna Consentini)

Luana Gomes – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *