Apresentações culturais marcam final da mostra pública do PCE
Apresentações musicais, teatrais e danças folclóricas marcaram o encerramento da Mostra Pública do Programa Ciência na Escola (PCE). A estimativa é de que mais de 2 mil pessoas tenham passado pela Arena Amadeu Teixeira, localizada no bairro de Flores, onde o evento foi realizado. O público pôde conferir projetos sobre meio ambiente, saúde, apresentações teatrais, danças, além de um desfile de roupas customizadas, que foram feitas com garrafas plásticas (PETs) e jornais.
A mostra foi promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e teve como objetivo divulgar os resultados dos 151 trabalhos elaborados por estudantes do ensino médio e fundamental de escolas estaduais e municipais de Manaus.
O destaque do último dia de apresentação, que ocorreu nesta quinta-feira (11), foi o desfile de moda com roupas produzidas a partir de produtos recicláveis. A iniciativa envolveu a participação dos alunos da Escola Estadual Senador Cunha de Mello, localizada no bairro da Raiz, zona sul da cidade.
Segundo a coordenadora do projeto “Arte e Meio Ambiente no Contexto Escolar”, Alberlanes Fernandes da Costa, com o trabalho, houve a integração da arte com a pesquisa, pois facilitou a percepção dos alunos quanto às possíveis soluções. Ela explicou que atualmente são muitos os problemas ambientais enfrentados pela humanidade, principalmente o acúmulo de lixo e resíduos sólidos.
“Os alunos elaboraram e produziram 45 modelos de roupas feitas com material reciclável. O material foi recolhido por eles durante as pesquisas de campo”, salientou Costa.
Outro destaque do dia foi a coreografia realizada pelas alunas do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), localizado no Centro da cidade. A apresentação teve como referencial as obras clássicas da antiguidade. As informações foram levantadas pelo projeto “Antiguidade Clássica como Referencial para Composição Coreográfica”, sob a coordenação do professor Jonatas Azevedo.
De acordo com a bolsista Eduarda Barbosa, o estudo modificou seu ponto de vista em relação à representação das esculturas clássicas. “Pensava que as esculturas eram apenas enfeites, adornos. Hoje, entendo que representam um registro histórico”, frisou.
O PCE é uma parceria da Fapeam com as Secretarias de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) e Municipal de Educação (Semed).
Inscrições abertas para SEMED
Professores da rede municipal de ensino interessados em iniciar projetos de pesquisa científica e tecnológica têm até o dia 31 de março para se inscrever no Edital 001/2010 do PCE. Os projetos deverão ser desenvolvidos na escola com a participação de estudantes da educação básica, a partir do 6º ano, e da educação de jovens e adultos.
O edital prevê inicialmente o apoio a 50 projetos. Os resultados serão divulgados a partir do dia 26 de abril.
Confira o edital aqui.
Camila Carvalho – Agência Fapeam