Jornal escolar promove integração entre alunos


O grande desafio para os pedagogos de uma instituição é promover a integração dos alunos nos diversos turnos da escola. A alternativa encontrada para solucionar essa questão foi a elaboração de um jornal escolar, que adotou os conceitos do curso de Jornalismo para promover a comunicação entre alunos e professores. A iniciativa envolveu a participação dos estudantes do ensino médio da Escola Estadual José Bentes Monteiro, localizada no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

Sob a coordenação da professora Silvana Valdivino de Oliveira, os alunos desenvolveram o projeto “Alunos Jornalistas”, que tinha como objetivo divulgar as ações realizadas na escola para a comunidade. “Os bolsistas mostraram uma outra face do ambiente escolar para a comunidade. Eles estavam presentes em todos os eventos e atividades curriculares”, informou.

De acordo com a bolsista Carol Souza, os conhecimentos adquiridos foram determinantes para seu ingresso na universidade. “Achei super interessante a rotina dos jornalistas. Depois de participar do projeto, passei a escrever bem melhor, o que me ajudou na redação do vestibular”, disse a aluna.

/Questionada sobre a melhora no desempenho escolar dos alunos, a professora frisou que a pesquisa permitiu uma comunicação maior entre os estudantes. Ela disse que eles passaram a ler mais e a pesquisar sobre o conteúdo das aulas.

O projeto foi um dos 76 expostos no segundo dia da Mostra Pública do Programa Ciência da Escola (PCE), realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). O evento teve início nesta terça-feira (10) e se encerra nesta quarta-feira (11), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, no bairro Flores.

Elaborando um jornal escolar

Durante as pesquisas, os bolsistas analisaram o material jornalístico dos veículos locais, entrevistaram os outros alunos da escola e registram todos os eventos realizados.

“Com a apuração que eles realizaram, fizemos matérias que alimentaram três edições de um jornal. Cada edição teve uma tiragem de 200 exemplares. O material foi distribuído para os alunos e professores”, explicou Oliveira.

A professora contou que os demais alunos ficaram surpresos e animados com a integração promovida com a elaboração do jornal. “Nós criamos um e-mail para que os outros alunos mandassem sugestões, elogios, informações, críticas, e recados para nossa equipe”, salientou Oliveira.

Camila Carvalho – Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *