Aberto processo de avaliação das propostas submetidas ao Fundo Newton

A videoconferência reuniu britânicos e brasileiros para debater as propostas submetidas ao Fundo Newton. (Foto: Divulgação/Confap)
Uma videoconferência que reuniu britânicos e brasileiros, realizada nesta segunda-feira (01), em Florianópolis, marcou a abertura do processo de avaliação das propostas submetidas às chamadas públicas que o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) lançou, no âmbito do Fundo Newton, em conjunto com o governo do Reino Unido.
O processo de avaliação faz parte da programação do Fórum conjunto do Confap e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), realizado de 1º a 5 deste mês, em Florianópolis.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Desta segunda-feira (01) até a próxima quarta-feira (03), em Florianópolis, ingleses interagirão com brasileiros, via videoconferência, para decidir quais projetos de pesquisa terão o apoio financeiro do Fundo Newton e das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos Estados brasileiros.
A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Olívia Simão, e a diretora técnico-científica da Fundação, Andrea Waichman, estão em Florianópolis participando das discussões.
Entre as propostas analisadas há quatro de pesquisadores do Amazonas. Segundo a assessoria de comunicação do Confap, nos dois primeiros dias, conselheiros brasileiros e britânicos farão uma avaliação preliminar das propostas. No dia 3 de dezembro, os presidentes das FAPs se juntarão ao grupo para fazer a seleção final.
Parceria
O Fundo Newton é uma iniciativa do governo britânico para promover ações que fortaleçam o desenvolvimento social e econômico de países emergentes.
O acordo de cooperação firmado entre os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (RCUK) e o Confap prevê três modalidades de apoio: bolsas de pós-doutorado para jovens pesquisadores (que terminaram o doutorado de dois a sete anos atrás); bolsas de pós-doutorado para pesquisadores sênior (mais de sete anos desde a conclusão do doutorado); e mobilidade de pesquisa.
Segundo a assessoria do Confap, a chamada do Fundo Newton entre RCUK-CONFAP foi lançada para dar suporte financeiro a projetos de pesquisas conjuntas de curto prazo ou de pequenas escalas, que estabeleçam colaborações sustentáveis entre pesquisadores dos dois países.
De acordo com o Confap, há uma segunda chamada pública, estabelecida ente o Confap e as UK Academies, que oferece a pesquisadores brasileiros bolsas de pós-doutorado, por meio dos programas Newton International Fellowships e Newton Advanced Fellowships, de até dois anos no Reino Unido.
O edital é voltado para as áreas de Ciência Natural, Engenharia, Ciências Sociais e Humanidades. As propostas recebidas serão selecionadas posteriormente.
Camila Carvalho – Agência FAPEAM,
Com informações do Confap.