Ampla programação marca 30 anos da Faperj


Uma série de palestras com o tema "Inovação: histórias de sucesso com foco no Estado do Rio de Janeiro", realizadas em parceria com a Academia Brasileira de Ciência (ABC), vai marcar, nos dias 24 e 25 de março, a comemoração dos 30 anos de existência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

 

Fruto da fusão da Fundação Centro de Recursos Humanos da Educação e Cultura (CDRH) com a Fundação Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio de Janeiro, a Faperj apresentará os resultados de produtos e processos obtidos a partir do apoio financeiro da instituição.

 

Entre os produtos está um game que simula situações de risco enfrentadas cotidianamente por um motorista nas ruas, desenvolvido pela empresa Technology and Trainning (T&T) junto com o Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Tecnologia de Informação.

 

O Conselho Nacional de Trânsito da cidade do Rio de Janeiro pretende adotar o simulador para testar os candidatos à obtenção de carteiras de habilitação e empregá-lo no treinamento de alunos em autoescolas.

 

Durante o simpósio, organizado pela ABC, a programação incluirá palestras e histórias de sucesso em inovação no Estado do Rio de Janeiro, contando com uma diversidade de pesquisadores e empreendedores, como o físico Luiz Pinguelli Rosa, do Instituto Luis Alberto Coimbra de Pós-Graduação (Coppe-UFRJ), Hayne Felipe, de Farmanguinhos-Fiocruz, João Moreira Salles, da Revista Piauí, Odair Gonçalves, da Comissão Nacional de Energia Nuclear entre outros.

 

O evento será realizado no Museu de Arte Moderna (MAM), localizado no Parque do Flamengo (RJ), nos dias 24 e 25 de março, de 10 às 22 horas.

 

Parcerias com a FAPEAM

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) será representada pelo diretor-presidente da instituição, Odenildo Sena, que aproveitará a visita para discutir parcerias entre as FAPs para o desenvolvimento de pesquisas envolvendo os dois Estados.

 

Entre as parcerias está a que se refere à formulação de um edital interinstitucional para o desenvolvimento de pesquisas em tuberculose, que envolverá ainda o Estado de Minas Gerais. “Essa articulação é uma prática nova que soma recursos, agrega competências e financia projetos de maior envergadura para gerar resultados em tempo menor e com maior impacto à sociedade”, disse Sena.

 

30 Anos

Criada em junho de 1980, a Faperj vem mudando seu perfil. Hoje, a FAP é uma instituição de grande relevância no cenário científico do Rio de Janeiro e nacional. “Fechamos o triênio 2007/2009 com a execução de um orçamento recorde de R$ 785 milhões, com perspectiva de se atingir a marca de R$ 1,1 bilhão no quadriênio 2007-2010. O aumento no orçamento da Faperj propiciou uma mudança radical no fomento a C,T&I no RJ, permitindo a implementação de programas estratégicos", comentou o diretor-presidente Ruy Garcia Marques.

Agência Fapeam

(Com informações da Faperj)

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *