Conferência regional definirá prioridades em C&T para a Amazônia


Mais de 750 pessoas já se inscreveram para a 2ª Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece nos próximos dias 18 e 19 de março, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. No encontro serão definidas as prioridades para a Amazônia dentro da política nacional de ciência, tecnologia e inovação que o governo federal implementará até o final deste ano. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento pelo site http://www.crncti.pa.gov.br/.

O debate, que será aberto pelo secretário-executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Elias, traz como eixos prioritários o "Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação", "Inovação na Sociedade e nas Empresas", "Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas" e a "Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social".

Com a participação das comunidades científica e tecnológica, acadêmica, empresarial, governamental e entidades sociais, a Conferência Regional se propõe a mapear os principais gargalos para o desenvolvimento da região Norte, com o objetivo de estabelecer soluções em curto, médio e longo prazo, visando a implantação de uma política nacional de ciência, tecnologia e inovação que leve em consideração as especificidades da Amazônia.

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Odenildo Sena e a diretora técnico-científica, Patrícia Sampaio, também vão participar da Conferência. Sena vai proferir uma palestra, na sexta-feira, 19, com o tema "Financiamento de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da Amazônia".

Papel estratégico

A partir desse diagnóstico, a meta é que os Estados do Norte possam garantir um papel mais estratégico dentro da política nacional do Ministério de Ciência e Tecnologia, com capacidade de diminuir as distâncias tecnológicas que hoje separam as regiões brasileiras.

"Estamos convictos de que está em curso um esforço grande dos Estados da Amazônia para ampliar os investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Mas temos plena consciência também de que esta distância entre as regiões mais desenvolvidas e as menos desenvolvidas só será vencida se o projeto de CT&I para Amazônia for assumido como um projeto da nação. É neste contexto que os debates assumem uma importância estratégica, por inserir na política nacional uma agenda que dê conta das necessidades e potencialidades da região", afirmou o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Pará, Maurílio Monteiro.

Além de elaborar relatórios sobre cada eixo temático, da Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação sairá um documento a ser apresentado e discutido na 4ª Conferência Nacional de CT&I, que ocorrerá em Brasília, nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2010.

A realização da Conferência Regional Norte é do Ministério de Ciência e Tecnologia e governo do do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Pará (Fapespa).

Agência Fapeam

Com informações da Assessoria da Sedect/PA

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *