Empresa que investe em pesquisas tem reconhecimento nacional
17/09/2010 – A empresa Whirlpool S.A., que recentemente fechou parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), teve seu trabalho reconhecido por duas revistas de grande circulação no país, Exame e Época Negócios, neste mês de setembro.
A multinacional, que inovou em destinar recursos para o desenvolvimento de pesquisas voltadas para os seus produtos, eletrodométicos fabricados no Brasil, foi reconhecida pela revista Exame como “A melhor empresa para se trabalhar no Brasil” e pela Época Negócios como “A empresa mais inovadora do Brasil”, ganhando destaque na capa das duas publicações.
O responsável pelas relações Institucionais da Empresa, Armando Valle Júnior, destacou a importância dos funcionários e consumidores para a conquista deste reconhecimento. “Estes prêmios reconhecem nossos esforços naquilo que, de fato, achamos ser o mais importante, nossos funcionários e nossos consumidores. Não trabalhamos para ganhar prêmios, mas ficamos honrados quando os recebemos”, avaliou.
A empresa
A empresa Whirlpool S.A. é a maior fabricante de eletrodomésticos do país, conhecida pelos consumidores por suas marcas Brastemp e Consul. A empresa fabrica e coloca no mercado, todos os meses, mais de meio milhão de geladeiras, freezers, fogões, micro-ondas, condicionadores de ar, aspiradores de pó e purificadores de água.
Entrevistada pela revista Época, a atual vice-presidente da empresa, Nancy Tennant, lembra os desafios para alavancar as inovações na empresa. Quando fui convidada para fazer com que todos inovassem na Whirlpool, comecei a receber ligações de funcionários e dizia a eles que não sabia o que fazer. Mas aprendi, hoje, como vice-presidente de liderança e competências estratégicas, sou chamada de czarina da inovação, por ter criado um processo admirado em todos os setores”, repondeu à Época, lembrando que o Brasil é um dos protagonistas dessa revolução.
Parceria e pesquisas
Prova dessa inovação pode ser sentida em Manaus, onde a empresa mantém uma unidade fabril. Por meio de uma parceria firmada em 2010, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e a Whirlpool S.A. estão oferecendo oportunidades para pesquisadores participarem do Programa Estruturador Rede de Inovação Tecnológica (Reditec), que visa apoiar pesquisas nas áreas de fornos de micro-ondas, condicionadores de ar, estudos de gases refrigerantes em aparelhos de janela, dentre outros.
O Edital, que disponibiliza inicialmente R$ 1 milhão para os pesquisadores locais, foi lançado logo após a assinatura do convênio que prevê um investimento total de R$ 10 milhões. Os interessados devem acessar o Edital, disponível no site da FAPEAM, submeter propostas até o dia 13 de outubro, e dar entrada no protocolo da FAPEAM.
Sobre o Reditec
O objetivo do programa Reditec é financiar propostas de mestres e doutores, individualmente ou associados a ICTs ou a IPITs, para o desenvolvimento de projetos de inovação que versem sobre tecnologias relacionadas a Fornos de Micro-ondas e Condicionadores de Ar.
O programa visa, ainda, proporcionar o desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços inovadores, permitindo melhorias de competitividade da empresa, estruturar processo de pesquisa e desenvolvimento em parceria com ICTs ou IPITs localizados no Estado do Amazonas, estimular parceria entre coordenadores em empresas e mestres e doutores na condução de projetos de inovação, permitir e estimular a cultura da Inovação na empresa e estimular a contratação de mestres e doutores como agentes do processo de inovação na empresa.
Maiores informações, acesse o Edital completo aqui.
Vanessa Leocádio – Agência Fapeam