Energia renovável será abordada em Olimpíada de Ciência e Tecnologia


08/10/10 – Energia renovável, desenvolvimento sustentável e desperdício de energia. Estes são alguns dos temas que serão apresentados durante a programação da Olimpíada de Ciência e Tecnologia, a ser realizada no período de 18 a 22 de outubro, no município de Itacoatiara, a 177 quilômetros da capital em linha reta.

Com financiamento da FAPEAM, por meio do Programa de Apoio às Olimpíadas em Ciências no Estado do Amazonas, o objetivo do evento é incentivar os alunos a ter o gosto pela ciência. “Esse é o principal objetivo junto aos alunos; além de trabalhar a parte da questão ambiental, eles vão estudar também o tema energia a partir de fontes renováveis, o desperdício de energia entre outros”, ressaltou o coordenador do evento, Francisco Eteval da Silva Feitosa.

vspace=10O evento vai envolver os alunos do 9º ano das escolas do município de Itacoatiara e os professores de Ciências. “É importante ressaltar o trabalho de conscientização, mostrando os benefícios que a Olimpíada de Ciências trará para as escolas, para o município e para o Estado do Amazonas", enfatizou.

A expectativa da coordenação é de que o evento estimule a prática do pensamento científico na formação do aluno-cidadão. "A ideia é contribuir efetivamente para um bom desempenho escolar e para a participação ativa na sociedade", afirmou.

Feitosa explicou que a Olimpíada de Ciência e Tecnologia funciona como instrumento de melhoria no desempenho escolar dos estudantes dos ensinos fundamental e médio e, também, de identificação de jovens talentosos que possam vir a seguir carreira científico-tecnológica.

De acordo com Feitosa, o projeto no município de Itacoatiara  terá como tema central “Desenvolvimento Sustentável" e vai acontecer de forma simultânea com a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas.

O projeto está sendo coordenado por professores dos Cursos de Licenciatura em Ciências, Matemática e Física do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Aplicação de recursos

Conforme Feitosa, o recurso será aplicado na divulgação do projeto em todo o município, por meio de faixas, folders, cartazes, rádio e tv; na reprodução de material de estudo para os alunos participantes, na compra de medalhas e troféus para a premiação e na organização da cerimônia de premiação.

Dalva Berquet e Cristiane Barbosa – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *