Enquete: Campanhas educativas são capazes de conter o desperdício de água no país?
No mês em que comemoramos a importância da água para o planeta, é importante lembrarmos como podemos praticar e promover o uso desse recurso natural tão necessário para a nossa sobrevivência. Você já parou para pensar o quanto gasta de água na sua casa por dia? Você pensa em como pode reduzir esse consumo? Muitas pessoas não fazem ideia do uso abusivo que fazem da água em hábitos rotineiros, como escovar os dentes, tomar banho, lavar calçadas, jardins, carros entre outros.
As capitais brasileiras, onde está o maior índice de consumo de água no país, são responsáveis por utilizar 150 litros/habitante ao dia, o que excede em 36% a recomendação da ONU (Organização das Nações Unidas), de 110 litros por dia.
O Brasil é um país privilegiado em termos hidrográficos, pois abriga a bacia Amazônica e o aquífero Guarani – os maiores do mundo em suas modalidades hídricas, além dos rios São Francisco e Paraná, unidades hidrográficas de importância inestimável. A propósito, esses três rios formam uma das maiores redes fluviais perenes do planeta.
Desse modo, a água é um bem renovável, porém finito, e possui significado socioeconômico. A degradação causada pelo uso ineficiente o torna limitado e escasso, o que se verifica em muitos lugares, mesmo em regiões onde antes havia suficiência hídrica.
Nesse sentido, a enquete da FAPEAM levanta a seguinte questão: Você acha que campanhas educativas são capazes de conter desperdício de água no país?
Resultado da enquete anterior
Na enquete anterior, a FAPEAM lançou a seguinte enquete aos internautas: O que falta para que a produção científica brasileira se destaque em outras áreas do conhecimento no cenário mundial? A falta de mais investimentos foi a resposta de 53% dos internautas (135 pessoas), 25% responderam que é preciso incentivo em outras áreas (66 pessoas) e 23% disseram que é preciso haver mais pessoal qualificado (59). O total de participantes foi de 260 internautas.
O que falta para que a produção científica brasileira se destaque em outras áreas do conhecimento no cenário mundial? Respostas Votos Percentual Mais investimentos 135 52% Pessoal qualificado 59 23% Incentivo em outras áreas 66 25% Totais: 260 votos 100% Agência Fapeam