Exposição mostra produtos desenvolvidos a partir de resíduos do guaraná


17/02/2011 – A partir desta quinta-feira, dia 17, até o dia 27 de fevereiro, o resultado do trabalho da empresária Maria Salete Rocha, fruto de uma pesquisa com resíduos de guaraná, estará sendo exposto no Espaço da Vara de Meio Ambiente (ECAM), no Shopping Manaura, localizado no bairro Adrianópolis, na zona Centro-Sul da capital.

 

Estará em exposição uma linha de produtos confeccionados com resíduos do guaraná como sacolas ecológicas, porta objetos feitos com fibras e papel de guaraná.

 

O resíduo do guaraná, que geralmente é utilizado na indústria farmacêutica para fabricação de refrigerantes e xaropes, ganhou esta nova utilidade e se transformou na matéria-prima da empresa Refiam (Reciclagem de Fibras da Amazônia) para, dentre outros produtos, a confecção de papel, produzido a partir da casca e do casquilho do fruto.

 

A idealizadora do projeto, Maria Salete Rocha, escolheu trabalhar com o fruto pela percepção da possibilidade de reaproveitamento e  apelo ambiental do guaraná, que é essencialmente amazonense e conhecido no Brasil e no exterior por conta da sua transformação em bebida.

 

Segundo Rocha, todos os resíduos do guaraná que são utilizados no processo (casca e casquilho) deixaram de ser entulhados no meio ambiente ou jogados nos rios. “Antes esses resíduos deixavam um grande impacto negativo ao meio ambiente, com este trabalho provamos que isto pode mudar”, explicou.

 

Programa da FAPEAM

 

Os produtos da exposição são resultados de um projeto do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Micro e Pequenas Empresas na Modalidade Subvenção Econômica (Pappe Subvenção), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) com o apoio da Financiadora de Projetos (Finep).

 

A Refiam, microempresa responsável pelo produto, já pertenceu ao Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), mas hoje faz parte do Distrito Industrial da Micro e Pequena Empresa (Dimpe).

 

Redação: Anamaria Leventi

Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *