Fapeam aprova mais 18 projetos com bolsas para formação de doutores
O conselho diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) aprovou, no último dia 7 de abril, a inclusão de mais 18 projetos na Chamada I do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas – RH-DOUTORADO–Fluxo Contínuo.
A decisão se deu em virtude do grande número de propostas apresentadas e classificadas para a Chamada do edital e o número de defesas de doutorado no âmbito de outros programas de fomento da Fapeam entre o período de agosto de 2009 a maio de 2010.
De acordo com a decisão, a implementação dos benefícios, que consistem em bolsas que variam de 34 a 48 meses, auxílio deslocamento para alguns contemplados e auxilio despesas com tese e retorno dos participantes, dar-se-ão a partir de março de 2010 e juntos somam um investimento na ordem de R$ 2,1 milhões.
Ganhos
Entre os 18 contemplados estão projetos sobre saúde, estudos sobre malária e o aproveitamento de resíduo de madeira, por exemplo, Dina Albuquerque Corrêa, que está fazendo doutorado em Enfermagem em Saúde Pública na Universidade de São Paulo (USP).
Ela teve o projeto “Câncer do colo do útero: cobertura do exame Papanicolau no município de Manaus, Amazonas” aprovado, por meio do Programa RH-Doutorado da Fapeam. Corrêa disse que com o auxílio poderá se dedicar exclusivamente à pesquisa. “Vou focar meus esforços nas atividades que envolvem o projeto. Agradeço a Fapeam por apoiar meu trabalho”, comentou.
Já a pesquisadora Nádia Maciel Falcão, que faz doutorado em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFFRJ), disse que a notícia da contemplação lhe deixou feliz. Ela desenvolve o projeto "Ações do poder municipal para escolarização e preparação para o trabalho de jovens pobres na cidade de Manaus”.
Segundo Falcão, a bolsa é fundamental para o desenvolvimento da pesquisa. “A Fapeam está contribuindo para a elevação do quadro de doutores do Amazonas”, finalizou.
Sobre o programa
O programa RH-Doutorado concede bolsas de doutorado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela CAPES em outros Estados da Federação nas seguintes áreas:
• HUMANAS, com exceção de Arqueologia;
• EXATAS e da TERRA;
• AGRÁRIAS;
• SOCIAIS E APLICADAS;
• ENGENHARIAS, com exceção das engenharias Agrícola, Materiais, Metalúrgica, Naval, Química, Sanitária;
• BIOLÓGICAS, com exceção de Farmacologia;
• SAÚDE;
• LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES;
• MULTIDISCIPLINAR.
Confira aqui os 18 projetos aprovados e o nome dos pesquisadores e instituições vinculadas.
Transferência
Outra importante decisão definida pelo conselho é a possibilidade de transferência dos candidatos classificados e vinculados a programas de doutorado nas áreas estratégicas no edital RH-Doutorado, no caso, para os Editais 002 e 003/2010, referentes aos Programas de Formação de Doutores em Áreas Estratégicas – PDAEST/AM/CNPq – FLUXO CONTÍNUO (CAPES/CNPq).
Ulysses varela e Marcelo Vasconcelos – Agência Fapeam