FAPEAM divulga resultado de edital para Primeiros Projetos (PPP)
15/09/2010 – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) divulgou nesta quarta-feira (15/09), os resultados das análises das propostas submetidas ao Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores/Programa Primeiros Projetos (PPP), referente ao Edital 012/2009.
O programa é realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). A Decisão 132/2010, divulgada no site da FAPEAM, traz a relação dos projetos que foram recomendados pelo Comitê Assessor do programa e aprovados pelo CNPq.
Ao todo, 41 propostas de projetos foram recomendadas e vão receber apoio financeiro da FAPEAM. O maior número de projetos aprovados foi da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), 26, seguido pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), com seis. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) tiveram quatro recomendações cada uma além de uma propostas da Fundação Alfredo da Mata (Fuam) e uma do instituto de criminalística da Policia Civil do Estado do Amazonas (PCAM).
De acordo com o edital, cada proposta deverá receber recursos para capital e custeio no valor total máximo de até R$ 30 mil com prazo de execução das atividades entre 12 a 24 meses.
Objetivos
O objetivo do PPP é apoiar a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas e particulares, sem fins lucrativos, de ensino superior ou de pesquisa sediadas ou com unidades permanentes no Estado de Amazonas.
Esta modalidade do programa visa também dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos, em quaisquer áreas do conhecimento, no Estado do Amazonas.
Sobre o PPP
O Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores/Programa Primeiros Projetos, desenvolvido em parceria com o CNPq, consiste em apoiar a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas e particulares, sem fins lucrativos, de ensino superior e/ou de pesquisa sediadas ou com unidades permanentes no Estado de Amazonas visando dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos, em quaisquer áreas do conhecimento.
Confira aqui a Decisão 132/2010 PPP.
Carlos Fábio Guimarães – Agência Fapeam