Homenagem do Inpa reconhece contribuição de Odenildo Sena para a ciência
08/10/2010 – O Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) homenageia nesta sexta-feira, 08/10, com a Menção Honrosa Warwick Estevam Kerr, aqueles que contribuíram para o desenvolvimento, avanço, inovação no ensino e nas pesquisas científicas e tecnológicas e em seus Programas de Pós-Graduação. O evento vai acontecer na Casa da Ciência, no campus do Inpa, no Aleixo, zona centro-sul da capital.
Neste ano, serão homenageados três importantes personalidades para o desenvolvimento científico da região: a pesquisadora e orientadora da área de Agronomia, Joana D’Arc Ribeiro (in memoriam), o técnico em entomologia do Inpa, João Ferreira Vidal e o professor Odenildo Sena, titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Joana D’Arc Ribeiro era pesquisadora atuante na área de agronomia, destacando-se nas orientações nos cursos de pós-graduação realizados no Inpa. A pesquisadora faleceu em um acidente aéreo, em 2006. Já o homenageado João Vidal é um dos mais antigos servidores do Inpa, atuando no apoio aos pesquisadores em campo.
A indicação de Sena ao Warwick Kerr deve-se a sua parcela significativa de contribuição na divulgação e incentivo a pesquisas no campo da Ciência e Tecnologia (C&T), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
De acordo com Sena, que irá discursar em nome dos agraciados, a Menção Honrosa é motivo de dupla alegria por saber que a indicação deve-se ao trabalho realizado frente à FAPEAM e à SECT, demonstrando o reconhecimento dos resultados das duas instituições. ”Sabe-se que essa homenagem é o resultado do empenho do conjunto de profissionais dispostos a fazer e a divulgar as pesquisas realizados no Estado do Amazonas”, salientou.
Sobre a Menção Honrosa
O cientista Warwick Kerr, que já foi diretor do Inpa, é considerado o maior especialista em genética de abelhas do mundo e realizou com pioneirismo o trabalho na determinação de castas de abelhas sem ferrão (gênero Mellipona), além de ser o primeiro brasileiro eleito membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
A Menção Honrosa, instituída pela diretoria do Inpa, é entregue anualmente a brasileiros ou estrangeiros que tenham se destacado ou prestado serviços para o desenvolvimento da ciência, avanço da docência, da pesquisa científica e tecnológica e da inovação no âmbito da pós-graduação do Instituto.
Sobre o homenageado
O homenageado Odenildo Sena é professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), possui especialização em Psicologia do Ensino e Aprendizagem também pela Universidade Federal do Amazonas (1981), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997).
Atualmente é referência na propagação das pesquisas nas áreas de C&T, por meio dos diversos programas oferecidos pela FAPEAM para o desenvolvimento científico na região amazônica.
Solenidade
A solenidade também contará com a entrega dos diplomas de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação do Inpa. A cerimônia acontecerá nesta sexta-feira, 08/10, às 19h, na Casa da Ciência, Avenida André Araújo, 2936, Aleixo.
Margarete Rocha e Cristiane Barbosa – Agência FAPEAM