Iniciação Científica está em destaque na Universidade


 

16/08/2010 – A importância e o papel da iniciação científica para o desenvolvimento regional foram a tônica da abertura do 19º Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizada nesta segunda-feira (16/08), no auditório Eulálio Chaves da universidade. O evento acontece até a próxima sexta-feira (20/08), com uma vasta programação no Campus Universitário, reunindo trabalhos de 386 alunos.

A reitora da Ufam, Márcia Perales, ressaltou a importância dos programas de iniciação científica para o Estado, principalmente no interior do Amazonas, onde os projetos cada vez mais avançam. Segundo ela, atividades como essa são como embriões para os processos continuados de formação. “Temos que pensar em ensino, pesquisa e extensão considerando as dimensões constitutivas da formação discente”, afirmou, destacando a fundamental parceria da universidade com as agências fomentadoras, como a FAPEAM e o CNPq.

/Segundo o titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Odenildo Sena, das 12,9 mil bolsas concedidas pela instituição, nos últimos oito anos, 11,88 mil foram destinadas a projetos de iniciação científica e iniciação científica júnior (abrangendo graduação, ensinos fundamental e médio). Só em nível de graduação, foram concedidas 6,98 mil bolsas.

"Se nosso desafio no Amazonas está em ampliar consideravelmente a densidade de doutores, esse investimento é positivo e trará resultados assegurados. O Amazonas triplicou o número de doutores, passando de 433 doutores, em 2002, passando para 1.060 doutores em 2008, segundo dados do CNPq", informou.

Desenvolvimento para o Amazonas

O chefe do Departamento de Documentação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Roberto Carvalho, destacou o avanço significativo da ciência no Amazonas. "A adesão do programa de iniciação científica ocorreu ainda na década de 80. O programa tem crescido no Amazonas, muito mais que em algumas regiões do país", disse.

Carvalho frisou que um dos graves problemas enfrentados ainda é a fixação de pesquisadores no Amazonas, carente de mão de obra qualificada. "A iniciação científica pode ajudar a reverter esse quadro, à medida que a pessoa começar a desenvolver atividade científica com vínculo com a região. Daí a gente espera que ele continue a exercer suas atividades aqui", declarou.

Programação

Durante o Congresso, a comunidade acadêmica terá a oportunidade de conhecer os projetos de pesquisa dos estudantes de iniciação científica. Ao todo,  386 alunos de Pibic apresentam os resultados das pesquisas realizadas entre 2009 e 2010, com o apoio financeiro da FAPEAM por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic) e Programa de Bolsas Institucional (Pibic), distribuídos conforme as áreas temáticas da iniciação científica.

As apresentações culturais serão um dos diferenciais em relação às edições anteriores do Conic. O grupo Inter-Ação fará exposição dos grupos de trabalho, a exemplo dos desenvolvidos com mães e catadores de lixo. A exposição ‘Pequeno Flanêur: cruzando narrativas e informações sobre o museu e a cidade’, que reúne fotografias de bolsistas de Pibic Jr., também faz parte da programação.

No dia 18/08, o evento acontece em Parintins e Benjamin Constant, enquanto que em Coari será realizado na quinta-feira, dia 19/08.  No Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), o Conic ocorre somente em outubro, simultaneamente ao III Simpósio Interinstitucional Ufam/UEA/Cetam e à VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Itacoatiara.

Confira aqui mais informações sobre o XIX Conic.

Foto 1 – Estudantes apresentam resultados de trabalhos (Foto: Divulgação Ufam)

 

Cristiane Barbosa – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *