Inscrições para Jovem Cientista foram prorrogadas até 30 de junho
O Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Pesquisa (CNPq), prorroga as inscrições até 30 de junho de 2010. O objetivo é promover a reflexão e a pesquisa, revelando talentos e investindo em estudantes e profissionais que procuram alternativas para a diminuição dos impactos causados ao meio ambiente pelo uso de diversas formas de energia.
Criado em 1981, o prêmio é realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho e a Gerdau. Nesta edição, o prêmio atribuirá vencedores em cinco modalidades: Graduado, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio, Orientador e Mérito Institucional, além da Menção Honrosa para pesquisador com título de doutor.
Temas
Com o tema “Energia e Meio Ambiente – soluções para o futuro”, alguns dos assuntos que devem ser explorados são: o desenvolvimento de fontes alternativas de energia que sejam menos poluentes e mais eficientes, a exploração dos recursos energéticos, os projetos de prédios inteligentes, a busca de tecnologia energética apropriada ao uso e à produção dos pequenos produtores rurais e o estudo dos impactos de geração de energia. As inscrições e envio dos trabalhos devem ser realizados no Portal do Jovem Cientista.
Além das premiações em dinheiro com valor global de R$ 70,5 mil, os vencedores receberão computadores, e bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado ou pós-doutorado. A universidade e a escola de ensino médio premiadas com o Mérito Institucional recebem R$ 30mil, cada uma.
Agência Fapeam,
Com informações do CNPq