Linguagem radiofônica e ciência despertam interesse de pesquisadores no país


09/09/2010 – A divulgação científica radiofônica em tempos de internet, realizada em ambientes multimidiáticos e de convergência tecnológica. Foi nesse contexto que ocorreu a  abordagem de trabalho científico desenvolvido no Amazonas e apresentado no Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora do 33º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom 2010, realizado em Caxias do Sul (RS), de 2 a 6 de setembro.

Realizado pela bolsista do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência (Comunicação Científica) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e radialista, Edilene Mafra, e pela professora universitária, Maria Viana, o artigo teve o objetivo de analisar a utilização da linguagem radiofônica nos diversos gêneros do rádio, ao transmitir informações sobre ciência, tecnologia e inovação.

"O estudo pretende compreender os processos sistêmicos dos ambientes e suas interações. O processo da pesquisa também inclui a realização do mapeamento de projetos dedicados à divulgação da científica radiofônica no Brasil", explicou Mafra.

Segundo a radialista, o rádio se tornou mais interativo e dinâmico, atualmente conta com imagens e textos inseridos no computador, por meio da internet. "Diante de muitas mudanças, ainda permanecem algumas das características do velho rádio analógico, que ainda é muito forte nas regiões brasileiras menos desenvolvidas, a principal é a oralidade", frisou.

 

Iniciativas

 

Durante a apresentação, as autoras mostraram a pesquisadores de todo país vários exemplos de iniciativas voltadas para a divulgação científica em rádio, dentre elas, destacou-se o projeto Rádio Com Ciência, desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência (Comunicação Científica). Pelo site da FAPEAM (www.fapeam.am.gov.br) é oferecida a possibilidade de ouvir e fazer download dos arquivos em mp3.

vspace=10Além desse projeto, outros foram destacados, como  o programa "Rádio Inovação", que divulga as novidades do mundo da Ciência, Tecnologia & Inovação, por meio de reportagens e entrevistas sobre as centenas de pesquisas patrocinadas pela FAP do Maranhão (Fapema), e informações acerca da produção científica e tecnológica no Maranhão e no Brasil. Atualmente, o Rádio Inovação vai ao ar segunda-feira, às 13h, na Rádio Universidade FM 106,9. O áudio pode ser acessado no www.fapema.br.

O programa Prosa Rural, da Embrapa, também foi outro exemplo de divulgação científica no rádio, citado pelas autoras deste trabalho. Trata-se de um programa que é  distribuído gratuitamente para rádios de todo o Brasil, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), da Radiobrás, do Ministério das Comunicações e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Pelo http://hotsites.sct.embrapa.br/prosarural é oferecida a possibilidade de ouvir e fazer download dos arquivos em mp3.

Foto1: Autoras apresentando trabalho científico em evento nacional (Foto: Cristiane Barbosa/Ag.Fapeam)

Cristiane Barbosa – Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *