Márcia Perales recebe medalha de honra Imperador Dom Pedro II, maior comenda do Corpo de Bombeiros do Amazonas
A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes Silva, foi homenageada, na noite desta sexta-feira (24/11), com a medalha de honra “Imperador Dom Pedro II”, maior honraria concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). A medalha é um reconhecimento pelos notáveis serviços à sociedade amazonense ao longo de 2023, e foi entregue durante a solenidade de formatura alusiva aos 147 anos da corporação e 25 anos de emancipação.

Comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, e a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva
A cerimônia ocorreu na sede do CBMAM, no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus. Mais de 60 autoridades, entre bombeiros, militares das Forças Armadas e cidadãos civis foram condecorados com o símbolo da independência do Corpo de Bombeiros, que antes da emancipação era subordinado à Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
Márcia Perales destacou o importante trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros no estado do Amazonas, e ressaltou que a homenagem representa motivo de orgulho.
“Sou muito grata por este reconhecimento direcionado a mim e a outros gestores públicos, ainda mais vindo do CBMAM, uma instituição respeitada e que exerce um trabalho fantástico no estado”, agradeceu.
O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, ressaltou que a iniciativa é uma ação de reconhecimento à sociedade amazonense, por meio da concessão da maior comenda do CBMAM às autoridades pela parceria junto a corporação e serviço prestado.
“O Corpo de Bombeiros precisa de todo apoio das secretarias e dos poderes, o que estamos fazendo agora no final do ano é agradecer às autoridades pela colaboração que elas têm dado para que possamos desempenhar com qualidade o nosso serviço”, enfatizou.
Normatizada pelo Decreto n° 25.717, de 9 de março de 2006, a medalha de mérito Imperador Dom Pedro II é a maior comenda outorgada pela corporação e é destinada a premiar os oficiais superiores do Corpo de Bombeiros, os militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares e, ainda, os cidadãos civis.
Honras militares
Na solenidade também foi entregue a Medalha Leovegildo Coelho criada pelo Decreto n° 25.717, de 9 de março de 2006, sendo destinada à 28 bombeiros militares, que foram destaque na realização do serviço dentro da corporação. Também foram entregues medalhas de 30 e 10 anos de serviços prestados para bombeiros do CBMAM.
Texto e fotos: Esterffany Martins/Decon Fapeam