Narração e produção de contos mobilizam alunos
Narrar e produzir contos. Essa foi a alternativa encontrada pela professora Honorina Peixoto, que ministra Língua Portuguesa para alunos do ensino médio na Escola Estadual Ernesto Pinto Filho, na zona Norte da cidade, para incentivar e despertar nos alunos o entusiasmo pela leitura e escrita. Ela explicou que o projeto surgiu porque tinha dificuldades para fazer com que os alunos escrevessem, além da indisposição que tinham para ler.
Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), Peixoto disse que o trabalho “Narração de contos” começou, primeiramente, com o levantamento de literaturas de escritores brasileiros, principalmente os amazonenses. A dinâmica envolvia a narração de histórias para as crianças do ensino fundamental.
“O passo seguinte foi viabilizar a realização de entrevistas com pessoas da comunidade, a fim de conhecer as histórias e experiências de vida. Foram entrevistadas pessoas entre 50 e 60 anos. Logo após, os alunos colocaram em prática a parte escrita. A partir das entrevistas coletadas, os estudantes puderam escrever seus próprios contos”, observou.
Para o bolsista Lucas Augusto de Lima Basílio, 14, aluno do 9º ano, a experiência foi muito positiva porque eles conseguiram melhorar o desempenho escolar e ter mais desenvoltura para falar em público. “A participação no projeto permitiu que produzíssemos nossos próprios textos, o que ajudou a diminuir o medo de falar em público”, destacou.
Durante os seis meses do projeto, o grupo estudou 11 literaturas e produziu um livro contendo todos os contos. “A Fapeam e a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) estão de parabéns pela excelente iniciativa de apoiar projetos de pesquisas nas escolas’’, finalizou Peixoto.
Kelly Melo e Luís Mansuêto – Agência Fapeam