Novo edital do Pibic Jr já está disponível para instituições de ensino e pesquisa


Está aberto o prazo para envio de propostas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As bolsas, sob a forma de quotas, serão concedidas a instituições de pesquisa e/ou ensino, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, localizados no Estado do Amazonas.

Até o dia 9 de julho, os documentos devem ser entregues em envelope lacrado, no horário das 9h às 13h, no protocolo da sede da FAPEAM, conforme recomendações do edital.

De acordo com o diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena, o objetivo do programa é despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais no ensino fundamental, médio ou de educação profissional mediante o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação.

"O programa destina-se à concessão de bolsas a alunos do 6º ano do ensino fundamental, a 3a série do ensino médio ou de educação profissional, regularmente matriculados em escola pública ou privada no Amazonas, para desenvolvimento de atividades vinculadas à iniciação científica ou tecnológica", explicou Sena.

Os recursos financeiros estimados para este edital são da ordem de R$ 446,4 mil, mas de acordo com as possibilidades orçamentárias novos recursos poderão ser incorporados.

Benefícios

Ao todo serão concedidas bolsas de Iniciação Científica Júnior e auxílio-pesquisa para apoio à execução das atividades acadêmicas. O CNPq vai destinar recursos para o apoio de 300 bolsas anuais de IC Júnior, destinadas exclusivamente a alunos de escolas públicas que estejam regularmente matriculados entre o 6º ano do ensino fundamental e a 3ª série do ensino médio/educação profissional.

A FAPEAM vai aportar recursos para o apoio de 60 bolsas de IC Júnior e financiará o auxílio-pesquisa, outorgado à instituição de ensino ou pesquisa, no total correspondente a 40% do valor anual da quota de bolsas IC Jr implementada.

Maiores informações no edital.

Cristiane Barbosa – Agência Fapeam 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *