Pesquisador do Amazonas recebe prêmio internacional


08/10/10 – O pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM/MCT), em Tefé (AM), Robinson Botero-Arias, foi agraciado com o prêmio Castillo’s Conservation Prize, no 20º Encontro do Grupo de Especialistas em Crocodilianos da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).

Este prêmio é outorgado, a cada dois anos, pelo Grupo de Especialista em Crocodilianos da IUCN a um membro da comunidade científica e acadêmica que se destaque em seus esforços à conservação dos jacarés neotropicais. Botero-Arias coordena o Programa de Conservação e Manejo de Crocodilianos do IDSM, voltado à conservação e manejo sustentável do jacaré-açu (Melanosuchus niger) de crocodilianos no Amazonas e do jacaré-tinga (Caiman crocodilus), nas Reservas Mamirauá e Amanã.

As pesquisas desenvolvidas cobrem diversos aspectos da biologia dessas espécies, tais como abundâncias naturais, uso de habitat, comportamento de nidificação, maturação sexual, bem como aspectos do manejo e uso sustentável destes recursos por parte dos produtores rurais.

Entre as principais preocupações do Programa do IDSM, também estão os aspectos das linhas de abate, da qualidade sanitária do produto, da organização dos produtores, da comercialização e remuneração justas, e das formas de agregação de valor à cadeia produtiva.

Desta forma, e sempre focado na conservação das espécies, o Programa de Conservação e Manejo de Crocodilianos do IDSM, pretende consolidar uma nova estratégia de manejo capaz de gerar renda para as populações das Reservas e garantir a manutenção das populações naturais de crocodilianos na Amazônia.

O encontro se  realizou em Manaus (AM), de 12 a 17 de setembro último com a participação de especialistas de vários países, além de representantes do governo e de ONGs nacionais e internacionais.

 

Fonte: Portal MCT

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *