Qualidade dos radares que monitoram a Amazônia é tema de pesquisa
12/08/2010 Verificar os tipos de interferências metereológicas bem como identificar suas possíveis causas por meio da análise das informações coletadas pelos radares foram temas em destaque no II Encontro de Iniciação Científica do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), na tarde de quarta-feira (11/08).
A pesquisa, desenvolvida pelo estudante do 6° período do Curso de Meteorologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Rafael Gomes Barbosa, consistiu em fazer um controle da qualidade dos dados provenientes dos radares meteorológicos visando auxiliar de forma positiva as previsões do tempo e também futuras pesquisas que vierem abordar o tema.
Sob a coordenação dos professores Ricardo Dallarosa e Ivan Saraiva, o estudante observou os dados por meio de histogramas de frequência (representação gráfica com barras verticais), coletou informações sobre os níveis de interferências, bem como as localizações aproximadas das ocorrências das mesmas. O trabalho possibilitou também a observação dos modelos de interferências e o caminho percorrido pelas varreduras dos radares.
Monitoramento é essencial para a Amazônia
Durante a apresentação final dos resultados do trabalho, Barbosa adiantou que os radares meteorológicos são essenciais para o monitoramento das condições atmosféricas, previsões de tempo assim como para pesquisas em diversas áreas.
“Se os dados que estes radares estão coletando possuírem interferências, há possibilidade de que todos os métodos aplicados a estes dados estejam suscetíveis a erros”, afirmou.
Segundo o estudante, pôde-se observar que em toda a região amazônica os radares estão muito vulneráveis a interferências devido a região possuir características favoráveis a esse tipo de ocorrência. “Os tipos mais comuns são as nuvens, detectadas nas amostras dos radares e que acabam interferindo negativamente numa avaliação mais precisa por parte do profissional”, citou.
Para Barbosa, estudos como este, desenvolvidos na iniciação científica, são importantes, pois em nossa região é comum as chuvas causarem grandes problemas à população. “Desta forma, é imprescindível que um centro de previsão possua radares meteorológicos de qualidade, essenciais para a previsão, monitoramento e alertas meteorológicos confiáveis”, observou.
II Encontro de Iniciação Científica (PAIC – CENSIPAM/FAPEAM)
Na segunda edição, o encontro apresentou os resultados dos projetos desenvolvidos durante um ano pelos bolsistas do Censipam por meio da parceria com o Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (PAIC) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). No total, nove trabalhos foram apresentados.
Sobre o Paic
O Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
Carlos Fábio Guimarães – Agência Fapeam