Rede Bionorte apresenta projeto final do Programa de Pós-Graduação



27/09/2010 – Representantes do Conselho Diretor da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte) se reuniram nesta segunda-feira, 27/09,  para a apresentação da proposta do Programa de Pós-Graduação (PPG). O projeto já foi enviado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC) para aprovação.

O PPG propõe a criação de um curso de doutorado em biodiversidade e biotecnologia. Já foram selecionados 148 professores. Serão 200 créditos distribuídos em 57 disciplinas. A proposta é para que o doutorando termine a pós-graduação em quatro anos.

As aulas serão ministradas em 22 instituições de ensino superior nos nove estados da Amazônia legal. O projeto é avaliado pela Capes desde julho último. A expectativa é a de que se for aprovado neste ano a primeira turma inicie os estudos no primeiro semestre de 2011. No encontro também foi definida a estruturação de um site e o logotipo da Rede Bionorte.
 
Rede Bionorte

Criada em 2008, a Rede Bionorte objetiva apoiar os nove estados da Amazônia Legal, fortalecendo a infraestrutura e formando recursos humanos para a melhoria da pesquisa na região. Um estudo da Rede Bionorte mostrou que existem 74 cursos de mestrados e de doutorados na Amazônia Legal.

A rede é formada por um Conselho Científico,  que reúne cientistas da região, e um Conselho Diretor que é composto por profissionais dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), da Indústria e Comércio (Mdic), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), Capes, Conselho Nacional de Secretários Estaduais parra Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Ampara à Pesquisa (Confap), Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (Foprop), instituições de ensino e pesquisa da Amazônia Legal e setor empresarial.

 

Agência Fapeam,
com informações da Agência MCT

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *