Trabalhos de Iniciação Científica são premiados pela FMT-HVD
1º/08/2012 – A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) premiou os melhores trabalhos do 2º Congresso de Iniciação Científica (IC) da instituição em 2012, nesta terça-feira (31/07). No total, 46 trabalhos foram apresentados durante o congresso do ‘Paic Tropical’ todos desenvolvidos por estudantes da área da saúde no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O programa é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), e consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
Os dois trabalhos contemplados foram do curso de Medicina. O primeiro lugar foi do projeto intitulado ‘Desenvolvimento de Sistema de Monitoramento para Identificação Precoce de Farmacorresistência da HIV no Brasil’. O estudo desenvolvido pela estudante do 7º período de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Kamila Abtibol, teve por objetivo testar, na realidade brasileira, o protocolo de monitoramento de indicadores de farmacorresistência (HIV) proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com a universitária, o projeto está relacionado ao tratamento de pessoas que são infectadas pelo vírus HIV, além de saber quais são os pacientes que podem vir a "falhar", ou seja, por algum motivo podem deixar de dar continuidade ao tratamento ou fazer o uso incorreto da medicação.
“O nosso estudo visou identificar quais são os indicadores que podem determinar essa falha e tentar implantar um protocolo aqui na FMT para identificar precocemente esse problema, com objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente, lembrando que é um sistema que não tem no Brasil ainda e que estamos tentando implantar aqui”, destacou Abtibol.
Em segundo lugar, ficou o projeto do estudante do 8º período do curso de Medicina da Universidade Nilton Lins, Eduardo Firmo, intitulado ‘Comparação dos Fatores de Risco Associados à Mortalidade em Pacientes com Sepse, Portadores ou Não de HIV/Aids, em duas Unidades de Terapia Intensiva Pública em Manaus’. De acordo com Firmo, o objetivo da pesquisa foi avaliar a associação entre o quadro clínico, dados epidemiológicos e laboratoriais com a mortalidade de pacientes sépticos com HIV e identificar os fatores de risco para o desfecho óbito nos pacientes.
“O estudo consistiu em elaborar os fatores associados à questão clínica, laboratorial e epidemiológica à mortalidade de pacientes com HIV negativo e positivo, além de identificar quais seriam os principais riscos em que poderíamos anteceder as intervenções médicas para esses pacientes soropositivos. Nós sabemos que temos um tema onde a incidência é elevada e a taxa de mortalidade nacional é elevada”, disse.
Premiação
Os estudantes vencedores foram premiados com passagens aéreas para o Rio de Janeiro e com as inscrições para participar do 18º Congresso Internacional de Medicina Tropical & Malária, que ocorre em setembro de 2012.
Apoio da FAPEAM
Para a estudante e bolsista de iniciação Científica, Kamila Abtibol, o apoio da FAPEAM foi fundamental no processo de realização de sua pesquisa. “O apoio da Fundação é importante para darmos continuidade ao trabalho, à orientação dada e ao direcionamento. Eu estive na prática com esses pacientes e fui orientada, isso me ajudou bastante para saber as condições que esses pacientes infectados vivem e identificar suas limitações” destacou.
Já o acadêmico, Eduardo Firmo, revelou que o seu maior sonho era cursar Medicina e, ao mesmo tempo, poder estudar na FMT.
“A possibilidade de estudar na FMT era algo que eu almejava. Temos que analisar sempre que o projeto de iniciação científica tem o seu valor. Eu destaco ainda mais, o principal enfoque não é somente a bolsa, mas sim a pitada de referência que a FAPEAM deu no Paic. Hoje em dia, acredito que o Paic Tropical é um dos congressos mais bem vistos e a FAPEAM está fazendo parte dessa história”, finalizou.
Redação: Esterffany Martins
Edição: Cristiane Barbosa – Agência FAPEAM