Secretaria da Educação estimula a ciência
A Secretaria da educação básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) promoverá em 2005 o 2º Prêmio Ciências no Ensino Médio, que vai premiar alunos de escolas públicas. Serão selecionados os 27 melhores projetos apresentados, um de cada Estado.
A premiação acontecerá nas categorias estadual e nacional. Na primeira serão selecionados 27 melhores projetos, que receberão R$ 20 mil cada um. Na categoria Nacional, serão selecionados três projetos e cada um receberá R$ 60 mil.
A premiação permitirá que a escola se qualifique como centro de referência na área de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. As propostas obedecerão aos seguintes critérios: apresentação e coordenação por professores de ciências da natureza e matemática efetivos no cargo ou com estabilidade para dar continuidade ao projeto; inscrição, pela direção da escola, validada pela Secretaria de Educação; e temática científico-tecnológica em contexto cultural e social.
Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), da Unesco, de instituições de ensino superior, do Ministério da Ciência e Tecnologia e do MEC. A comissão julgadora terá prazo até 15 de setembro de 2005.
A divulgação dos resultados e da premiação será feita no Diário Oficial da União e estará disponível no endereço https://www.mec.gov.br em 20 de setembro do próximo ano. A premiação está prevista para dia 14 de outubro de 2005.
E as inscrições dos projetos devem acontecer até dia 15 de agosto de 2005.Os projetos devem ser enviados para SEB (Esplanada dos Ministérios, bloco L, 5° andar, CEP 70047, Brasília, DF) – o envio pode ser feito via Sedex.