SBPC 2014: estande da FAPEAM atrai pesquisadores e acadêmicos

Rio Branco (AC) – O estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) na Expo T&C na 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem atraído pesquisadores e acadêmicos. Aberto desde quarta-feira (23), cerca de 800 pessoas visitaram, até a tarde desta sexta-feira (25), o estande da FAPEAM.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Ávidos por entender os programas de apoio à pesquisa e as modalidades de fomento da Fundação, os acadêmicos saem do estande entendendo o compromisso da Fap do Amazonas com o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.
No estande da FAPEAM, em conjunto com as Fundações de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e Rio de Janeiro (Faperj), estão sendo expostos o Pé-YARA, o mapa Tátil do Amazonas, desenvolvido pela professora doutora Cláudia Guerra no âmbito do Programa Viver Melhor/Pró-Assistir, projetos do Programa Ciência na Escola (PCE), além do bolo amazônico, financiado pelo programa de subvenção econômica da Fap.
“O mapa tátil foi idealizado há dois anos quando nós pensamos em um material que efetivamente fosse trabalhado nas escolas e que o aluno tivesse prazer em conhecer e reconhecer as riquezas do nosso Estado. Ele (mapa) também é inclusivo porque é um material para se trabalhar com cegos e pessoas com baixa visão”, explicou Guerra.
A estudante Lavínia Franciely Pereira visitou o estande da FAPEAM e disse ter ficado encantada com o mapa tátil. “Cada município é representado pela principal madeira da região. Achei extremamente interessante porque isso ajudaria muito nas aulas de geografia para dar aos alunos uma diversidade de conhecimentos”, disse.

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina, visitou o estande da FAPEAM no primeiro dia da Expo T&C. Ele foi recebido pela diretora-presidenta da FAP, Maria Olívia Simão, e conheceu os bolsistas do PCE, que estão em Rio Branco para apresentação de projetos de pesquisa.
Sobre a Expo T&C
A Expo T&C é uma das mais importantes mostras de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do País, reunindo todos os anos centenas de expositores, como institutos de pesquisa, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras instituições interessadas em divulgar e difundir novas tecnologias, produtos e serviços.
Sobre a SBPC 2014
Durante os cinco dias da 66ª Reunião Anual da SBPC também estão previstas atividades voltadas para os estudantes do ensino básico (SBPC Jovem), uma mostra de ciência e tecnologia (ExpoT&C) e a apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura (SBPC Cultural).
Veja aprogramação da 66ª Reunião da SBPC
Neste ano, o diferencial da Reunião será a realização do ‘Dia da Família na Ciência’, no final de semana, e debates a respeito da temática indígena, além da realização de rituais e apresentações musicais de povos indígenas do Brasil, Bolívia e Peru.
As principais associações científicas dos Estados Unidos, da China, da Europa e da Índia, além de pesquisadores renomados da América Latina, também estarão na reunião participando de debates sobre temas de impacto em política científica.
Camila Carvalho – Agência FAPEAM