Fapeam realiza oficina de desenvolvimento de planos de marketing para empresas apoiadas pelo Programa Centelha 2
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) promoveu, nesta quarta-feira (12/2), a ‘Oficina de Desenvolvimento de Planos de Marketing’ no âmbito do Programa Centelha 2 Amazonas, edital nº 014/2021. A atividade, realizada de forma remota, reuniu coordenadores dos projetos contratados e teve o objetivo de orientá-los acerca do aprimoramento de projetos e aplicação da maneira correta dos recursos recebidos.
A capacitação em marketing foi ministrada pelo publicitário, produtor audiovisual, escritor e professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Amazonas), Gianini Francesco Masulo Ribeiro Araújo. Na oportunidade, foram sugeridas iniciativas que auxiliam na busca por clientes e contribuem para geração de receita. Os participantes também tiraram dúvidas sobre domínio técnico e desafios para a visibilidade de novos negócios.
A importância de definir metas e prazos alinhados às estratégias das empresas, a necessidade de mapear o seguimento no qual o empreendimento está inserido e o status de expansão de mercado foram outros pontos debatidos durante a oficina.
Além disso, foram abordados os seguintes temas: gestão de recursos financeiros, desenvolvimento de parcerias, criação de um cronograma de atividades, reconhecimento da marca e dicas a respeito de canais de vendas e de distribuição.
Esta é a terceira oficina promovida pela Fapeam, por meio do Programa Centelha Amazonas 2. A ação integra um conjunto de atividades a serem realizadas junto aos empreendedores ao longo do Programa.
Programa Centelha
O Programa Centelha Amazonas 2 visa transformar ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado, e conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
No Amazonas, o Centelha 2 é executado pela Fapeam, com colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
Por: Kevin Moraes (Decon/Fapeam)
Foto: Ayrton Lopes