Fórum Estadual de gestores debate temas importantes para a região amazônica
25/03/2014 – Coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), ocorreu nesta segunda-feira (24), no Salão Canoas, do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), zona centro-sul de Manaus, a 10ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O evento contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, que apresentou os “Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da Ciência Nacional”. Na ocasião, ele destacou a importância das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), por exemplo, a FAP do Amazonas, para ajudar a desenvolver o cenário de ciência, tecnologia e inovação no país. “Vejo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) como um grande ator no cenário brasileiro na área de CT&I, sendo uma das cinco mais atuantes no Brasil que conheço”, ressaltou.
Durante o fórum, o titular da Secti-AM, Odenildo Sena, disse que a reunião foi excelente, pois foi possível perceber a convergência do que foi debatido e o que vem sendo realizado no Estado.
O secretario executivo adjunto da Secti-AM, Eduardo Taveira, apresentou as primeiras diretrizes do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Amazônia (PCTI), o qual visa ações de infraestrutura e formação de recursos.

Outra pauta abordada foi a implantação da sala cirúrgica inteligente, apresentada pela diretora de ensino e pesquisa da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Katia Torres, que ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e assistência no Estado. Ela explicou que a sala cirúrgica é fruto do acordo de cooperação técnica entre a Secti-AM, FAPEAM, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a FCecon.
Gestores presentes
Estavam presente no evento gestores de diversas instituições de ensino e pesquisa, como da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), UEA, FCecon, Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Uninorte e La Salle.
As reuniões acontecem a cada três meses. Os primeiros encontros iniciaram no ano de 2011, cujo objetivo era unificar e fortalecer as iniciativas de CT&I no Amazonas. A meta é contribuir para a sinergia entre as instituições, melhorias na gestão e no uso dos recursos públicos destinados ao fomento à pesquisa e ao ensino de pós-graduação.
Cadernos de CT&I
Durante a reunião, também foi lançada a 3ª Edição dos Cadernos de CT&I Amazonas, com o tema central no ‘Mercado de trabalho dos Engenheiros do Amazonas’. Publicados trimestralmente, a cada edição um novo tema é abordado. As edições anteriores trataram sobre ‘Caracterização das Incubadoras de Empresas do Estado do Amazonas’ e sobre ‘Empregabilidade de Mestres e Indicadores de C&T no Amazonas’. Essas edições, bem como outras publicações, pesquisas e apresentações da Secti-AM estão disponíveis no portal CiênciaEmPauta.
Adriana Pimentel – Agência FAPEAM