Rede de incubadoras terá diretora-presidenta no Amazonas
17/11/2011 – O Estado do Amazonas terá, pela primeira vez, como diretora-presidenta da Rede Amazônia em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami) uma representante do Estado. O feito foi conquistado com o apoio do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
A eleição que decidiu sobre a mudança da diretoria de Belém (PA) para Manaus (AM) ocorreu no mês de outubro, em Porto Alegre (RS), durante o Seminário Nacional de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos. O evento é realizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Fundada no Pará, a Rami permaneceu por uma década em Belém (PA).
Segundo a professora da Faculdade Martha Falcão, Jane Márcia Pinto Moura, a escolha dela para diretora-presidenta da Rede só foi possível porque contou com o apoio da FAPEAM, que possibilitou a ida dela a Porto Alegre. Ela explicou que a Rami é a única rede regional do País devido à geopolítica do Norte, que conta com uma logística e extensão territorial diferenciada, além de existirem poucas incubadoras nos Estados. “O Amazonas e o Pará concentram oito incubadoras”, informou.
A gestora da incubadora do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Ifam), Maria Gorete Falcão de Araújo disse que só teve direito a voto quem esteve presente no Seminário da Anprotec. “Caso não estivéssemos presentes, a indicação seria anulada. É fundamental o reconhecimento da FAPEAM”, pontuou Araújo, que foi eleita diretora de Comunicação e Marketing da Rami.
A incubadora tem por objetivo, conforme Moura, apoiar a formação de empresas de base tecnológica nas áreas de atuação das instituições de ensino e pesquisa. As empresas selecionadas contam com assessoria e infraestrutura durante dois anos, prorrogáveis por mais dois.
As gestoras foram unânimes ao afirmar que o desafio da Rami será promover a sustentabilidade das incubadoras da Região Norte. Antes, segundo elas, dependiam de editais esporádicos lançados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Hoje, contam com o apoio do Governo do Estado.
“Iremos visitar as incubadoras dos outros Estados e mostrar que o Governo do Amazonas, por meio da FAPEAM, está sendo fundamental para o desenvolvimento desta ação. A FAP servirá de exemplo para os outros Estados da Região Norte”, destacaram.
Expansão para o interior
Hoje, a proposta é que as incubadoras existentes em Manaus expandam a atuação para os outros municípios. Em conversa com os gestores, o objetivo é identificar as potencialidades e buscar formas para desenvolver o empreendedorismo. A previsão é de que, inicialmente, três incubadoras sejam instaladas.
O município de Autazes (distante 108 quilômetro da capital) foi o primeiro contemplado, por meio de edital lançado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A incubadora da Faculdade Martha Falcão é a responsável por acompanhar o processo de implantação. O recurso aprovado foi de R$ 50 mil, que será utilizado para capacitação dos gestores, elaboração dos planos de negócios e documentações.
No Amazonas, há incubadoras no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), Ifam, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação (Fucapi) e Faculdade Martha Falcão. A ideia, conforme Moura, é que três instituições se reúnam e montem incubadoras nos municípios amazonenses. “As demandas são as mais diversas, como atuação na área de agronegócios e moveleiros”, pontuou.
BOX
Incubadoras na Região Norte
Amazonas
8
Acre
1
Amapá
2
Pará
8
Roraima
3
Rondônia
2
Luís Mansuêto – Agência FAPEAM